10 dicas para ter sucesso em uma entrevista de emprego

10 dicas para ter sucesso em uma entrevista de emprego

Todo mundo, em algum momento da vida, procurou por vagas de emprego. E embora o processo seletivo varie conforme a vaga, todas as empresas, independente do tamanho e do setor, tem coisas em comum na hora de encontrar o profissional ideal: é fundamental que o candidato tenha um bom currículo e se saia bem na entrevista de emprego. Aqui no blog nós já demos algumas dicas para que você consiga elaborar um bom currículo. Para uma entrevista, é preciso pensar no que você dirá, se preparar para possíveis testes, fazer o possível para não ficar ansioso, entre outras coisas. Mas calma, respira fundo que no blog de hoje a gente vai dar 10 dicas para você se preparar para uma entrevista de emprego e se sair bem! 

De acordo com Daiane Freitas Vieira, coordenadora de Recursos Humanos (RH) na Kenzie Academy, grande parte das pessoas que participam de um processo seletivo ficam nervosos e, por isso, acabam se atrapalhando durante a entrevista. “É por isso que o preparo antes da entrevista é fundamental, pois isso ajuda na hora de conversar com o entrevistador. Estar ansioso é normal e existem diversas técnicas para se acalmar para a entrevista“.

Antes de qualquer coisa, se pergunte o motivo para você desejar a vaga que está concorrendo, pois na entrevista você precisa ser objetivo e evitar respostas vazias. Procure sinergia com a empresa, um ponto de intersecção entre o que a empresa quer e o que você pode oferecer. Ah, é importante se alimentar bem antes de uma entrevista de emprego. Daiane explica que “não sabemos quanto tempo você pode demorar para chegar na empresa e qual será a duração da entrevista. Pode ser que nesse período você sinta fome e isso pode atrapalhar o seu desempenho”.

Se você é ansioso, converse com algum colega antecipadamente e pratique o que pretende dizer para o entrevistador. Pesquise bem sobre a empresa, leia o site, saiba detalhes da vaga que está concorrendo e, em caso de dúvidas, anote em um papel e pergunte durante a entrevista. “Para ficar mais calmo, também é importante fazer alguma atividade relaxante antes da entrevista como caminhar, meditar ou fazer algum hobby. Além disso, lembre-se sempre de carregar uma garrafa de água, pois na hora do nervosismo isso pode ajudar a acalmar”, ressalta Daiane. 

Confira 10 dicas para se sair bem numa entrevista de emprego

  1. Estude sobre os requisitos da vaga e verifique se você se encaixa neles. Em hipótese alguma falte com a verdade numa entrevista. Ser transparente e sincero é sempre o melhor caminho.
  2. Pesquise se a empresa tem uma boa referência dos seus últimos colaboradores. Atualmente existem inúmeros sites em que é possível obter essa informação. Também verifique se você se encaixa no perfil buscado pela empresa.
  3. Verifique, com antecedência, o endereço da empresa, a distância e o tempo que você levará para chegar na entrevista com antecedência. Faça isso para não chegar atrasado, pois pontualidade é também sinal de organização. 
  4. Se possível, leve uma cópia do seu currículo. Isso ajuda você se lembrar com mais exatidão de suas experiências profissionais. E caso a entrevistadora não tenha uma cópia do seu currículo, isso pode facilitar. Ah, não se esqueça de mandar seu portfólio e o seu github, ainda mais se você é da área da tecnologia. É preciso mostrar que você sabe não só a teoria, mas a prática também. 
  5. Pesquise sobre o ambiente da empresa para ficar mais alinhado com a vestimenta do local. Dessa forma, você sabe se precisa usar algo formal ou se pode ir vestido de um jeito mais casual.
  6. Caso perguntem sobre seus pontos fortes, seja transparente e objetivo: isso vai facilitar no processo seletivo para a empresa ver se pode ajudar em seu desenvolvimento, além de que você ganha alguns pontinhos demonstrando sua honestidade e seu autoconhecimento.
  7. Estude o que a empresa faz e qual o seu segmento. Essa é uma forma de facilitar a sua interação com quem está te entrevistando.
  8. Antes da entrevista se prepare fazendo uma autoanalise da trajetória que percorreu até então, erros e acertos na carreira. Com isso você perceberá o que aprendeu ao longo da sua vida profissional e também verá o quanto amadureceu.
  9. Faça perguntas coerentes sobre a vaga e a empresa, isso vai demonstrar o seu interesse pela vaga.
  10. Crie uma conexão com quem entrevistar você. Seja simpático, comunicativo e demonstre exatamente o que procura neste momento de sua carreira profissional, isso vai facilitar no match e assertividade para a contratação.

Aqui na Kenzie o aluno aprende além da parte técnica, pois também desenvolve suas soft skills. Ah, a gente também oferece mentoria de carreira para os estudantes e os preparamos para entrevistas de emprego. Inscreva-se e faça parte da família Kenzie. 

0
Show 3 Comentários
    1. Boa pergunta, Lucas! Fazer perguntas no final da entrevista mostra que você está realmente interessado na vaga e que tem curiosidade em saber mais, o que é visto com bons olhos pelos recrutadores. Algumas boas perguntas que podem ser feitas: “Como seria o fluxo de trabalho” “Quantas pessoas teriam na minha equipe e como são divididas as funções” “como está indo o desempenho da empresa no atual momento de mercado” “vocês pretendem expandir, como seria e quando?” entre outras questões mais abertas. A grande dica é: leia, pesquisa e veja tudo sobre a empresa antes da entrevista, dessa maneira você chega mais preparado e com mais informações para fazer as perguntas certas 😉 E se no meio da entrevista, você sentir que está indo mal, respire, recupere e traga exemplos de como você poderia ajudar a empresa, faça perguntas interessantes, mostre interesse e energia para o recrutador. Neste vídeo em nosso canal, temos dicas que podem te ajudar: https://youtu.be/mITsbUhIYIM Boa sorte!

      0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *