3 dicas para o desenvolvedor full stack neste momento de transformação digital

3 dicas para o desenvolvedor full stack neste momento de transformação digital

Como o desenvolvedor full stack pode se destacar no mercado?

Muito se fala sobre transformação digital, mas o que ela significa de fato para o desenvolvedor full stack? Seria uma nova era com cada vez mais robôs? Internet das coisas? Automação de sistemas? Inteligência Artificial? Ou tudo isso e mais um pouco? A resposta é sim, seria tudo isso, muito mais e, ainda podemos dizer: ela está acontecendo exatamente agora, enquanto você lê este texto.

Muitas pessoas acreditam que a transformação digital é o futuro, mas não entendem que esse momento de digitalização, mais do que nunca, é o agora. Acelerado pelo momento de pandemia, quando lojistas, escolas, empresas tiveram que se adaptar e procurar alternativas digitais para manter o negócio ativo. E esse aumento da digitalização pode ser visto em números, só nos Estados Unidos, entre março e junho (período de isolamento e de medidas restritivas em vários países), o e-commerce faturou US$ 77 bilhões a mais do que o esperado, segundo o relatório de julho da Digital Economy Index (DEI), da Adobe.

E com esse momento de transformação digital acontecendo mais rápido do que imaginávamos, qual seria o papel dos desenvolvedores neste contexto? Muito simples: eles são as peças-chave. É como se eles fossem as engrenagens que estão fazendo a grande máquina girar.

Pensando nesse tema tão importante e atual, em parceria com a ateliware, ateliê de software que desenvolve produtos e soluções handmade, convidamos o desenvolvedor e líder de projetos na ateliware, Carlos Eduardo Grell, para falar mais sobre o assunto com nossos alunos da Kenzie.

O bate-papo foi tão produtivo que separamos as 3 principais dicas que Carlos comentou com nossos alunos e que, agora, você também terá acesso. Vamos conferir?

1- Invista em soft skills

Esqueça aquele estereótipo que para ser um desenvolvedor web, você não precisa interagir e deve focar apenas no seu trabalho e nas suas hard skills. Muito pelo contrário, se você quiser realmente se destacar e se adaptar ao mercado, cada vez mais você deverá desenvolver suas soft skills. Entre as três soft skills mais exigidas pelo mercado de tecnologia estão: comunicação eficaz, flexibilidade e trabalho em equipe. Se quiser se aprofundar no assunto, você pode ler mais sobre soft skills em tecnologia aqui

2- Mindset owner é essencial para desenvolvedor full stack

Sabe aquele requisito que sempre vemos em vagas “senso de dono”? Então, é basicamente isso. Seja trabalhando fixo para uma empresa ou como prestador de serviços, é o seu nome que estará em jogo ao apresentar um projeto para um cliente. “Faça mais do que o esperado, entenda a real necessidade do seu cliente. Muitas vezes, ele não vai saber exatamente o que quer e cabe a você desenvolvedor, ter esse senso de dono do projeto e entender o que o cliente precisa e propor a solução mais assertiva e estratégica para o negócio dele” comentou Carlos Eduardo Grell, líder de projetos na ateliware, durante a talk.

3- Métricas e organização pessoal

Essencial para qualquer projeto. Métricas e organização ajudam um desenvolvedor web de mil maneiras, principalmente com relação a estipular prazos e onde você gastará mais o seu tempo. Em relação às métricas, elas vão te ajudar a calcular o tempo com o projeto, em qual etapa investir mais tempo e qual processo durante o projeto exigirá mais de você. Para isso, você deve considerar certa organização pessoal para cumprir com tudo o que tiver para entregar. Hoje em dia, existem diversas metodologias ágeis para aumentar a sua produtividade, que te ajudam a otimizar o seu tempo como o Kanban, Daily Scrum e Design Sprint.

E aí, curtiu as dicas? No blog da ateliware, você também encontra vários conteúdos sobre tecnologia, transformação digital e inovação.

Você também pode ouvir o bate-papo completo em nosso podcast no Spotify

E se você gostou deste conteúdo e gostaria de começar uma carreira como desenvolvedor full stack, convidamos você a fazer parte da Kenzie Academy Brasil. Estamos com vagas abertas para a nossa próxima turma. Inscreva-se em nosso processo seletivo: https://participe.kenzie.com.br/

https://kenzie.com.br/blog/como-comecar-agora-uma-carreira-tecnologica/

0
Escreva o primeiro comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *