4 dicas para montar um bom currículo

4 dicas para montar um bom currículo

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e, para conseguir espaço, é preciso ter competências e habilidades que as empresas buscam. É fundamental se especializar e buscar estar sempre atualizado  não se limitando somente a habilidades técnicas. Hoje também é essencial ser proativo, saber trabalhar em equipe e ter uma comunicação assertiva. 

Na hora de buscar um emprego, todas as informações sobre sua trajetória profissional devem estar compiladas em um currículo. Você sabe como criar currículo de qualidade? No texto de hoje, você confere: 

  • Hard skills x Soft skills
  • Como unir hard e soft skills?
  • 4 dicas para montar um bom currículo 
  • Como criar um currículo para primeiro emprego

Hard skills x Soft skills

Certamente você já ouviu falar em hard skills, que são as habilidades técnicas de um profissional como sua formação, cursos e especializações que o profissional tem. São competências técnicas, as habilidades tangíveis do profissional. Já as soft skills, são habilidades comportamentais, que têm relação com a inteligência emocional da pessoa, por exemplo, se ela se comunica de forma eficaz, trabalha bem em equipe e é pontual. 

Segundo Thiago Sebben, headhunter e sócio da Talent Search, geralmente o profissional é contratado principalmente pelas suas hard skills, pois são mais fáceis de identificar já que essas informações constam no currículo do profissional. No entanto, é no dia a dia que a empresa consegue perceber quais são as soft skills do profissional e o que precisa ser melhor trabalhado. ”Muitas vezes a pessoa é contratada por causa das suas competências técnicas, mas acaba num futuro sendo demitida pela falta de habilidades emocionais”, explica. 

Atualmente, muitas empresas estão criando formas de identificar quais são as soft skills do candidato, justamente para selecionar um profissional que tenha habilidades técnicas e emocionais que vão de encontro com o que a empresa busca. 

Como unir hard e soft skills?

Na busca de novos conhecimentos, cursos profissionalizantes e outras formas de aprender, o ideal é sempre buscar uma qualificação em um lugar que ensine não só a parte técnica, mas também trabalhe em você suas habilidades emocionais e interpessoais.

4 dicas para montar um bom currículo 

Agora que você entendeu o que são e qual a importância das habilidades técnicas e emocionais, daremos algumas dicas para que você consiga elaborar um bom currículo e se destaque no mercado de trabalho. Confira!

  1. Informações pessoais

Seus dados pessoais precisam estar no começo do seu currículo. Coloque seu nome completo, idade, cidade em que mora, telefone e e-mail. Não tem a necessidade de colocar informações como RG e CPF, nem o seu CEP. 

  1. Quais são seus objetivos

Quais oportunidades você busca para sua vida profissional? Esse tópico, que também deve estar na primeira página do currículo, precisa ser claro e direto. Aproveite esse tópico para falar das soft skills que você tem. 

  1. Experiência profissional

Na hora de colocar suas experiências, lembre-se de que a ordem correta é do emprego mais recente para o mais antigo. Você não precisa dizer, no currículo, a razão por ter saído daquele trabalho e nem qual o salário recebia. Insira o cargo exercido na empresa, quais eram suas atividades e os principais resultados obtidos com o seu trabalho. Incluir os resultados é algo muito importante e demonstra na prática, através de evidências, o que você já alcançou e é capaz de fazer.

  1. Fale sempre a verdade

Em hipótese alguma minta no seu currículo. Thiago afirma que o “candidato precisa ser honesto, verdadeiro e garantir que as informações que estão no currículo condizem com a realidade”.

Como criar currículo para primeiro emprego

Como encontrar o primeiro emprego sem ter experiência profissional? No currículo, por exemplo, no resumo das qualificações é possível enfatizar as soft skills e hard skills, os idiomas e, caso tenha, as experiências internacionais. É importante descrever quais são seus objetivos e enfatizar que está buscando uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho. 

Gostou das nossas dicas? Então fique ligado e acompanhe nossos próximos textos! 

0
Escreva o primeiro comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *