Como aprender JavaScript, onde aprender e quanto tempo leva?

Como aprender JavaScript, onde aprender e quanto tempo leva?


Se você já possui alguma familiaridade com o mercado de desenvolvimento web, com certeza já ouviu falar de uma das linguagens de programação mais populares do setor: o JavaScript.

Se não sabe do que se trata este nome, no conteúdo de hoje falaremos mais sobre o JavaScript, também conhecido como JS; qual as suas funções, como aprender a programar em JavaScript e em quanto tempo você será capaz de dominar a linguagem.

Vamos lá?

O que é JavaScript?

Desenvolvida em meados dos anos 90, o JavaScript é uma das mais antigas linguagens de programação do mercado de tecnologia.

Ela foi criada com o objetivo de levar mais dinamismo às páginas da web que, até então, eram estáticas e basicamente construídas somente com HTML.

Antes do JS, dar algumas ordens aos navegadores, como por exemplo enviar um formulário ou visualizar um gráfico interativo, era um processo lento que envolvia muitas etapas.

Grosso modo, essas informações eram enviadas até um servidor externo para serem executadas e, só então, retornavam ao navegador. 

Com o advento do JavaScript, tudo isso mudou.

Segundo a Mozilla Foundation, atual nome da antiga Netscape Communications Corporations, empresa que foi responsável pela criação do JS, “JavaScript é uma linguagem de programação, leve, interpretada, orientada a objetos, baseada em protótipos e em first-class functions (funções de primeira classe), mais conhecida como a linguagem de script da Internet.

Para que serve o JavaScript?

Nos últimos anos, o JavaScript passou por muitas evoluções.

De linguagem exclusivamente front-end, isto é, utilizada somente na interface das aplicações, ela passou para uma linguagem também utilizada no back-end, ou estrutura interna de páginas web.

 E mais, graças ao React Native, é possível desenvolver aplicativos mobile.

Por que aprender JavaScript?

Se você deseja tornar-se um desenvolvedor gabaritado na área, é imprescindível dominar o JavaScript.

Isso porque ainda que um software ou aplicação não seja desenvolvido em nenhuma linguagem próxima ao JS, a inclusão de scripts é altamente comum.

Se há um script em uma página, ele provavelmente foi escrito em JavaScript.

Além disso, esta é uma das linguagens mais antigas e formou, junto com HTML e CSS, a base da internet como a conhecemos hoje. Por isso e por sua sintaxe simples, o JavaScript é a linguagem mais utilizada para promover o ensino da lógica da programação.

Lógica da programação, por sua vez, é o primeiro conhecimento básico que um programador ou programadora deve ter, porque dele provêm todos os posteriores.

Muito embora existam centenas de linguagens de programação disponíveis hoje e todas elas sejam diferentes entre si, a lógica por trás de todas elas é a mesma, e o JS faz parte disso.

É difícil aprender JavaScript?

Em comparação com outras linguagens de programação, JavaScript não é difícil.

Mas tudo isso depende, é claro, da bagagem de conhecimento e experiência do(a) estudante.

Se já há alguma familiaridade com o setor de desenvolvimento web e/ou a área de tecnologia e suas nomenclaturas, o JavaScript deve ser absorvido com mais rapidez.

Se o aluno ou aluna está totalmente cru com relação ao mercado, talvez seja necessário investir em alguns conhecimentos prévios antes de entrar de cabeça no JS, como por exemplo o estudo de linguagens-base mais simples, como o HTML.

Quanto tempo leva para aprender JavaScript?

A resposta para essa pergunta depende de uma série de outros fatores relacionados ao estudante, como tempo de estudo dedicado por dia, onde e como essa linguagem está sendo estudada – instituição de ensino ou autodidatismo, por exemplo –, o que está sendo aprendido junto com a linguagem e etc.

Estima-se que com a ajuda de tutores especializados e pelo menos duas horas de estudo diário, é possível adquirir um conhecimento razoável em JS em apenas um mês.

Para ir além do básico, será necessário mais dedicação e horas de estudo, além de, é claro, mão na massa.

Envolva-se como observador e, em seguida, como assistente, em projetos públicos, conheça outros programadores(as) mais experientes e desenvolva projetos pessoais para treinar bastante.

Como aprender JavaScript?

Assim como qualquer outra linguagem, é possível aprender a programar em JavaScript de diferentes maneiras.

Seja sozinho, através de conteúdos gratuitos na internet, ou matriculado em uma instituição de ensino, que podem ir desde escolas exclusivamente voltadas à formação do programador ou universidades, o caminho das pedras sempre irá exigir dois pré-requisitos básicos: dedicação e esforço pessoal.

Abaixo, listaremos alguns pontos importantes para quem deseja aprender JS e se dedicar ao conhecimento desta linguagem de programação tão importante.

Aprenda os Conceitos Básicos

Tudo o que pode ser aprendido, deve ser aprendido a partir dos conceitos básicos.

Portanto, na hora de estudar programação, não coloque o carro na frente dos bois: comece pelo início, fortaleça os pilares básicos e gerais e, aí então, passe para os conhecimentos mais específicos.

Pratique todos os dias

A prática é absolutamente fundamental para o programador.

Assim como no aprendizado de um idioma falado, o conhecimento teórico separado da prática pode fazer com que o material estudado perca um pouco de sentido.

No mais, é a prática que vai levá-lo(a) a assimilar de maneira mais concisa os conhecimentos adquiridos, dará mais fluidez ao seu processo de criação e o preparará melhor para o mercado de trabalho.

Entenda Programação Assíncrona em JS & DOM

A programação assíncrona é aquela que diz respeito ao fluxo de execução de uma aplicação web.

A programação assíncrona permite, por exemplo, que uma aplicação execute uma função sem depender de outra que vinha antes, ou seja, utiliza de maneira mais inteligente a força computacional de uma máquina e melhora sua performance perante o usuário.

O JavaScript é uma linguagem de programação que trabalha bem com fluxos de execução assíncronos, portanto é importante dominar essa disciplina.

Já o DOM, ou Modelo de Objeto de Documento, é uma interface de programação, utilizada pelos navegadores, para representar uma página da web. Esta interface permite que o programador ou programadora consiga trabalhar com HTML, SVG e XML com muito mais facilidade e rapidez. 

Apesar de ser frequentemente associado ao JavaScript, ele não é uma parte integrante desta linguagem.

No entanto, continua sendo imprescindível para o desenvolvedor JS dominar esta interface.

Desenvolva Projetos

O desenvolvimento de projetos, pessoais ou colaborativos, é um dos maiores trunfos do(a) programador(a) iniciante.

A comunidade de desenvolvedores, inclusive, é bastante conhecida pelo compartilhamento de informações e união profissional. Isso acontece, de modo geral, por meio de fóruns e comunidades virtuais em que desenvolvedores de todo o mundo se ajudam mutuamente.

Nestas comunidades, sendo uma das mais populares o GitHub, centenas de projetos são publicados todos os dias, solicitando auxílio ou sendo expostos como estudos de caso.

Se você está começando a sua carreira, não perca a oportunidade de desenvolver projetos super interessantes, junto com outros programadores, dentro destas comunidades.

Aprenda POO para JavaScript

O POO, ou Programação Orientada a Objetivos, é um tipo de programação que utiliza objetos para modelar itens reais cujo objetivo é representar dentro das aplicações desenvolvidas.

Ou, em outras palavras, simplesmente fornecer maneiras simples de dar acesso a funcionalidades que, de modo tradicional, teriam um acesso difícil.

Por JS ser uma das linguagens de programação mais utilizadas do mundo, aprender a utilizá-la com orientação a objetos é um grande diferencial profissional.

Aprenda Programação Funcional

Em suma, a programação funcional é aquela que destaca o uso das funções e, na hora de resolver um entrave, o divide o problema em blocos onde são implementadas estas funções.

Estas funções definem algumas variáveis que podem ou não retornar resultados.

Este paradigma é indicado quando a resolução de algum entrave depende majoritariamente de uma base matemática. Para os programadores JS, este é um paradigma muito importante.

Aprenda Padrões de Projetos em JavaScript

Segundo a publicação Learning JavaScrip Design Patterns, de Addy Osmani, “Padrões de projeto são soluções reutilizáveis ​​para problemas comuns em projetos de software. Eles são interessantes e fascinantes para explorar em qualquer linguagem de programação.

Uma razão para isso é que eles nos ajudam a construir a experiência combinada de muitos desenvolvedores que vieram antes de nós e a garantir que estruturemos nosso código de maneira otimizada, atendendo às necessidades dos problemas que estamos tentando resolver.

Estes padrões, por sua vez, se dividem em padrões de criação, padrões estruturais e padrões comportamentais

Para ser um verdadeiro expert em JavaScript, é preciso dominar estes padrões e saber aplicá-los da maneira mais inteligente possível.

Aprenda um Framework/Lib JavaScript

Os frameworks e bibliotecas (ou libraries) em JavaScript são ferramentas poderosas na hora de expandir as capacidades de uma linguagem de programação.

Como já citadas acima, algumas das mais populares e mais utilizadas são Node.js, ReactJS, Vue.JS e Angular: artifícios cada vez mais revolucionários dentro do mercado de desenvolvimento web.

Foi graças a estas ferramentas que o JS pôde tornar-se uma linguagem utilizada em back-end, programação mobile e games.

Apoie Projetos Open Source

Algumas linhas acima, comentamos que um dos maiores pontos positivos do mercado de tecnologia é o grande apoio comunitário que programadores(as) se oferecem entre si.

Os projetos open source, ou projetos abertos, são algumas das melhores oportunidades que jovens programadores e programadoras têm para treinar suas habilidades.

Estes projetos, geralmente, consistem no desenvolvimento de uma aplicação aberta ao público, ou seja, é possível visualizar e fazer alterações nestes códigos sem necessariamente fazer parte da equipe que o criou.

Onde aprender JavaScript?

Hoje em dia, há inúmeras maneiras de aprender a programar. 


Dos conceitos mais básicos aos mais complexos e específicos, há uma infinidade de conteúdos gratuitos e de qualidade disponíveis na web, bem como escolas totalmente voltadas à formação deste profissional, como a Kenzie Academy Brasil.

Abaixo, listaremos algumas maneiras que os aspirantes a programadores(as) possuem à sua disposição para alavancar seus conhecimentos.

Cursos online

O mercado de educação à distância cresceu de maneira extremamente expressiva nos últimos anos, principalmente em 2020, com os momentos mais críticos da crise sanitária do novo coronavírus.

A Kenzie Academy Brasil, inclusive, é uma das maiores escolas de programação do país e oferece um curso de programação full stack onde você pode se tornar um programador ou programadora completo em apenas 12 meses!

YouTube

O YouTube, que hoje é o segundo maior buscador do mundo, possui uma infinidade de conteúdos de altíssima qualidade sobre quase tudo!

Com relação à programação, não é diferente. Este é o lugar onde você pode tirar dúvidas, saber mais sobre as diferentes áreas de atuação dentro do setor de desenvolvimento web, ver o desenvolvimento de projetos e muito mais.

Fóruns

Os fóruns, amplamente conhecidos por quem já está inserido na área, são, como dito acima, uma das mais ricas fontes de informação para programadores(as). 

Portanto, ainda que você esteja apenas começando, não hesite em entrar para as maiores comunidades da sua área.

Livros

Os livros, é claro, são as mais milenares fontes de conhecimento que a humanidade possui. Hoje, ainda são extremamente relevantes para quem deseja estudar um assunto a fundo.

Aqui mesmo, neste conteúdo, citamos um livro que fala sobre padrões JS, portanto, se você deseja adquirir um conhecimento específico, é quase certo que haja um livro inteirinho sobre isso disponível para você.

Conclusão

Se você tinha alguma dúvida, agora já sabe que o JavaScript é uma linguagem de programação que não pode faltar no seu currículo!

Sendo assim, não perca tempo e comece agora mesmo a sua caminhada rumo ao conhecimento!

Gostou do conteúdo e quer entrar na programação? A Kenzie está com o processo seletivo aberto para você se tornar desenvolvedor(a) full stack em apenas 1 ano. Serão 12 meses de muito aprendizado, com suporte integral de nossa equipe e muito mais.

Clique aqui e inscreva-se agora!

0

Escreva o primeiro comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *