Como atrair candidatos de TI e reter os melhores profissionais?

Como atrair candidatos de TI e reter os melhores profissionais?


O mercado de TI, ou Tecnologia da Informação, é certamente um dos mais promissores da atualidade.

O modo como a tecnologia invadiu a vida prática das pessoas, principalmente com o boom dos serviços virtuais ocorrido no último ano, por conta da pandemia do COVID-19, deixa claro que não há mais volta.

Como consequência, a mão de obra qualificada para atuar no ramo das soluções digitais e tecnológicas é cada vez mais valorizada: um(a) bom(a) desenvolvedor(a) web dificilmente terá dificuldade em estabelecer uma carreira sólida.

Mas será que encontrar bons candidatos de TI é tão simples assim? Como, afinal, atrair candidatos de TI e reter os melhores profissionais para a sua empresa?

É sobre isso que falaremos no conteúdo de hoje!

Vamos lá?

Como contratar profissionais de TI?

Em primeiro lugar, para chegar aos melhores profissionais, é preciso marcar presença onde eles estão.

Um dos maiores benefícios de trabalhar no setor de TI é ter acesso a uma grande variedade de fóruns e comunidades que reúnem programadores e programadoras de todo o mundo, além de outros profissionais de tecnologia, desde estudantes aos mais experientes.

Grandes comunidades, como o GitHub, por exemplo, são ótimos ambientes virtuais para recrutadores divulgarem vagas e processos seletivos.

Esta é, hoje, a maneira mais eficiente de encontrar os candidatos mais adequados às necessidades de uma empresa e mais qualificados.

Redes sociais também são boas opções, como o LinkedIn, por exemplo, em que recrutadores podem filtrar os candidatos pelas habilidades descritas em seus perfis.

O que você precisa saber para atrair profissionais de TI?

Para atrair profissionais de TI para a sua vaga e/ou processo seletivo, é preciso compreender o que estes profissionais esperam do mercado de trabalho.

Começando pelo mais básico, assim como quaisquer outros profissionais, candidatos de TI querem vagas que oferecem boa remuneração e bom ambiente de trabalho.

Projetos interessantes e incentivos que chegam através de benefícios trabalhistas são bons atrativos para os candidatos contratados em regime CLT.

Para os que não contam com esse regime de contratação, uma remuneração acima da média, porém justa, com certeza é uma ótima maneira de reter uma boa equipe.

Como contratar e reter os melhores profissionais de TI?

Para contratar bons profissionais de TI, como dito pouco acima, é preciso remunerá-los adequadamente.

Em um mercado tão competitivo e de salários tão atraentes, desvalorizar financeiramente um candidato experiente é um tiro no pé de qualquer equipe ou organização.

Profissionais especializados em linguagens e tecnologias consideradas complexas ou com pouca mão de obra qualificada são especialmente valorizados.

Onde encontrar profissionais de TI?

Há dois tópicos acima, mencionamos os ambientes virtuais como bons lugares para se encontrar bons profissionais de TI e, apesar de esta ser uma das mais eficazes maneiras de selecionar candidatos hoje em dia, a verdade é que há profissionais qualificados em todos os lugares.

Workshops e bootcamps presenciais também são excelentes fontes de networking para jovens programadores programadoras, especialmente quando se trata de se relacionar com desenvolvedores(as) mais experientes e alocados em cargos de liderança.

Estratégia para atrair candidatos qualificados?

Não é preciso investir em estratégias estratosféricas para atrair bons profissionais de TI.

De modo geral, um que um profissional precisa é de uma boa infraestrutura tecnológica, boas condições de trabalho e um salário justo e atraente.

Cursos para recrutadores de TI?

Se você deseja se especializar na seleção de candidatos de TI, também pode cursar programas de ensino exclusivamente voltados a essa área.

O blog RHTech listou os principais cursos voltados à formação de profissionais recrutadores para o mercado de TI, uma especialização que pode acrescentar ao currículo de qualquer profissional de recursos humanos um grande diferencial.

Recrutamento e seleção para TI online funcionam?

Após a crise sanitária de 2020, que acometeu todo o mundo, muitos processos quase exclusivamente presenciais tiveram que se adaptar à realidade remota.

A seleção de candidatos e a contratação de profissionais de TI foi uma delas.

Muitas empresas, que faziam questão de entrevistar presencialmente seus aspirantes, cederam aos aplicativos de videoconferência para realizar as etapas de seu processo seletivo, portanto podemos afirmar que recrutamento e seleção online funcionam, desde que feitos de maneira organizada.

Para que esse tipo de recrutamento funcione da melhor maneira possível, é preciso adaptar os testes (quando se aplicam), as conversas e o próprio fluxo de trabalho para esses moldes, priorizando a organização e realizando rituais que substituam o contato diário durante o dia-a-dia.

Como realizar um processo seletivo para TI?

A organização de um processo seletivo para TI varia de empresa para empresa e de acordo com a necessidade da vaga.

Um processo seletivo em busca de um estagiário(a) de TI, por exemplo, pode ser bem diferente do processo seletivo que busca um CTO (Chief Technology Officer), um cargo de alta liderança.

Deste modo, para estabelecer a maneira ideal de realizar essa seleção é preciso conhecer a fundo as exigência da vaga, da equipe e do projeto em questão para que as entrevistas visem extrair o melhor de cada candidato.

O que o candidato procura numa empresa?

Apesar de haver muito gosto pessoal envolvido nessa questão, é possível afirmar que quase todo profissional deseja as mesmas coisas: boas condições de trabalho, liberdade criativa e boa remuneração.

Sendo assim, não é difícil para uma empresa que preza pelo bem-estar e pela segurança de seus funcionários reter colaboradores qualificados.

Transformar o ambiente de trabalho, seja ele virtual ou físico, em um ambiente agradável e organizado para todos também é fundamental para que o trabalho de todos os profissionais flua da melhor maneira possível, fazendo com que estes funcionários desejam continuar trabalhando ali.

Qual vaga é essencial para cada tipo de profissional de TI?

Dentro do mercado de TI há diversos microssetores que oferecem diferentes cargos para os profissionais da área.

Em geral, os cargos se dividem nos seguintes níveis hierárquicos: estágio, júnior, pleno e sênior, indo do menos ao mais experiente.

Dentro desses níveis, existem cargos de liderança, como o CTO, por exemplo, ou simplesmente líderes de equipe.

Se o núcleo de TI de uma empresa segue a metodologia ágil como guia de trabalho, o que é muito comum em tecnologia, há também o cargo de scrum master, o profissional responsável por organizar o projeto e fornecer orientação organizacional a toda a equipe.

Contrate os alunos da Kenzie

A Kenzie Academy Brasil, que tem um currículo educacional voltado a todas as disciplinas que se aplicam ao início de uma carreira promissora, possui um grande banco de talentos disponível para a contratação.

Para conhecer os nossos jovens talentos, entre em contato conosco através deste link, torne-se uma empresa parceira e contrate nossos melhores devs para o seu projeto!

Conclusão

Aos recrutadores, não perca tempo em contar com nosso grande banco de talentos para encontrar os melhores talentos para a sua empresa.

Se você é um jovem programador ou programadora, esteja certo de que as habilidades que você desenvolverá com a Kenzie serão úteis durante toda a sua carreira em desenvolvimento web!

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de entrar na área de programação, eu recomendo você conhecer mais sobre a Kenzie Academy Brasil.

+1

Escreva o primeiro comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *