Onde encontrar desenvolvedores para a sua vaga

Onde encontrar desenvolvedores para a sua vaga

Contratar  profissionais de desenvolvimento web é a parte mais significativa do sucesso dentro do setor de TI de uma organização.

Seja uma contratação pontual  para um projeto, ou uma contratação fixa e até mesmo um profissional de manutenção, por exemplo, esse processo seletivo pode não ser muito simples para profissionais recrutadores não-familiarizados com a área.

Se você precisa contratar um desenvolvedor (a) web e sente que precisa aprimorar a sua busca, no conteúdo de hoje falaremos onde encontrá-los, como avaliá-los da melhor forma como, por consequência, chegar aos melhores profissionais do mercado. 

Continue sua leitura!

Como atrair desenvolvedores?

Se você deseja atrair para a sua vaga um bom desenvolvedor(a), antes de mais nada é necessário que essa oportunidade seja interessante para ele.

E quando se trata de interesse para um profissional, a remuneração ainda é o fator de maior peso, pois profissionais mais experientes  e com especialização em alguma área da tecnologia, principalmente as mais complexas, não encontram dificuldades em achar salários acima da média do mercado de trabalho.

Ou seja, o valor oferecido de salário  deve ser compatível com a qualificação profissional exigida. Mas, não é somente o salário que chama a atenção de um candidato, outros fatores pesam tanto quanto, por exemplo, o ambiente de trabalho, a flexibilidade, os benefícios e os recursos oferecidos para um melhor desempenho da função! 

Onde encontrar desenvolvedores?

Para recrutar desenvolvedores é necessário possuir a habilidade de encontrá-los. Como já é esperado um profissional já qualificado, dificilmente irá se candidatar a uma vaga com poucas informações sobre o cargo. Então antes de buscar o seu candidato(a) é importante que se certifique de que a vaga ofertada é específica o suficiente para entender o que será exigido do funcionário. 

Feito isso, é hora de estar onde os profissionais da programação também estão! Existem alguns ambientes virtuais, como fóruns e comunidades voltadas exclusivamente para profissionais de TI, como o Github e também eventos que unem somente desenvolvedores, por exemplo, os hackatons, sendo esses bons lugares para tech recruiters buscarem seus candidatos(as). 

Além dessas opções, é claro que as mídias sociais também são um bom caminho para o recrutamento e seleção desses profissionais, plataformas como o LinkedIn também permitem que as vagas sejam divulgadas apenas para perfis específicos, os quais podem ser analisados previamente antes da aprovação de uma candidatura. 

Conferências, meetups e bootcamps também são eventos que fazem parte do cotidiano de profissionais de TI e com grande potencial para networking, inclusive se você deseja contratar um participante. 

Como contratar um desenvolvedor web?

Antes de contratar um desenvolvedor (a) web é preciso, antes de tudo, confirmar se ele se adequa perfeitamente às necessidades do projeto ou da empresa que está com a vaga disponível.

Por exemplo, não adiantaria contratar um profissional especialista em Python se a equipe está em busca de um desenvolvedor (a) com experiência em Ruby.

Outro fato de cuidado é a experiência, sendo importante ressaltar que nem todo profissional com muita experiência, será necessariamente o ideal para a vaga em questão. Desta forma, é necessário ponderar que determinadas funções podem ser perfeitamente executadas por profissionais em formação e que estejam dispostos a aprender enquanto trabalham.

Aqui na Kenzie, diversos de nossos  estudantes começaram a atuar na área antes mesmo do encerramento do curso, isso ocorre com frequência, pois nós contamos com mais de 200 empresas parceiras que oferecem oportunidades aos DEVs em preparação. Além de focarmos em desenvolver as soft skills tanto quanto as hard skills. O que impacta bastante na contratação de um profissional de desenvolvimento! 

Onde encontrar desenvolvedores qualificados online?

Algumas vezes é preciso buscar os candidatos fora dos ambientes comuns de seleção, conforme citado anteriormente existem lugares mais característicos do setor, como fóruns específicos (muitas vezes internacionais), comunidades de armazenamento de códigos e blogs especializados em assuntos sobre tecnologia, etc. 

Para ser um bom tech recruiter é importante entender que saber quais são esses ambientes é crucial! Então, invista em uma boa pesquisa e, é claro, busque também o aconselhamento de um programador experiente. 

De que maneira devo divulgar uma vaga para desenvolvedor?

Considerando que poucos profissionais experientes e especializados ficam muito tempo sem emprego, será necessário oferecer a vaga a alguns profissionais ao invés de esperar que eles se candidatem espontaneamente a ela.

Para isso, saiba como abordar estes profissionais através de técnicas de recrutamento e seleção e, principalmente!, não seja invasivo.

Considere que, caso este profissional já esteja alocado em algum cargo ou projeto, será preciso expor grandes benefícios para que ele acha que vale a pena trocar de ocupação.

O que atrai um desenvolvedor?

Neste quesito, um desenvolvedor(a) não é muito diferente dos outros profissionais, sendo os pontos mais atrativos: boa remuneração, boas relações de trabalho, ambiente criativo e flexível, uma equipe engajada e liberdade para trabalhar e se desenvolver! 

Portanto, garanta que seu candidato obtenha essas informações na hora de entrevistá-lo, deixando bem claro o que ele encontrará ao ocupar essa vaga.

Como contratar o melhor profissional?

Esse é um ponto bem relativo, indo além do currículo de um profissional, pois será necessário avaliar o que realmente a organização ou projeto precisa, verificando assim qual o perfil desejado para a vaga. 

Pode parecer uma tarefa simples, mas nem sempre é, afinal o recrutador muitas vezes não está presente na rotina diária da equipe do setor de TI, então é altamente recomendável que o recrutador permaneça bastante envolvido com a área que está com a vaga aberta. 

Assim, ele poderá enxergar melhor não somente qual o melhor profissional, mas também como avaliá-lo, conforme falaremos no próximo tópico. 

De que maneira avalio um desenvolvedor?

A maioria dos processos seletivos, possuem uma etapa de avaliação. E quando nos referimos a essa área tão competitiva como Tecnologia da Informação, esta etapa se torna ainda mais importante.

Mas, sendo você um recrutador(a), desenvolver e corrigir uma avaliação técnica de TI, é tarefa para um profissional da área, então, provavelmente você só será responsável por aplicá-la. 

Para avaliar um programador(a) é preciso testar seus conhecimentos específicos, que o qualificarão melhor para o cargo oferecido, mas também é necessário saber se ele sabe fazer o básico da profissão.

Um teste bastante comum é o de pedir soluções para um projeto fictício, sendo interessante elaborar o teste com base nos projetos da própria área.

O que avaliar em um currículo na hora de contratar?

Conforme citamos nos tópicos anteriores, antes de procurar um candidato com o currículo cheio de especializações  e experiências, é preciso refletir sobre o que está sendo exigido pela sua empresa, avaliando as hard e soft skills em questão!

Também é válido seguir fazendo certas reflexões, por exemplo: para essa especialização desejada, será necessário um profissional Sênior, será que um Jr. não agregaria? Ou, então, o que a empresa oferece é compatível com o perfil dele? 

As opções devem ser estudadas, até que você possa encontrar um grupo ideal de candidatos(as). 

Quais as qualidades de um desenvolvedor que mais devo observar?

Quando falamos nas habilidades técnicas (hard skills), precisamos focar nas que serão exigidas nos projetos realizados nesta área.  

Já em questões comportamentais (soft skills), na hora da entrevista é necessário avaliar se aquele profissional possui boa postura diante do recrutador e/ou colegas, e como reagiria em momentos de pressão, se possui boa habilidade de comunicação, pois mesmo na área de TI, é comum ocorrer vários projetos que geralmente são discutidos em grupo. E se, acima de tudo, neste primeiro contato, ele se apresenta de uma maneira adequada e se os valores pessoais dele são compatíveis com os da organização.

Contrate os alunos da Kenzie

A Kenzie possui um grande banco de talentos, formado por nossos estudantes que buscam oportunidades para ingressar no mercado de trabalho. 

Se você é um recrutador(a), não deixe de olhar para os profissionais iniciantes, principalmente aqueles vindos de formações específicas e completas, como a nossa.

Aqui, nossos estudantes não aprendem somente as habilidades técnicas, mas também trabalham de forma contínua no desenvolvimento das soft skills, permitindo que eles tenham um preparo e potencial muito maior. 

Conclusão

Neste conteúdo apresentamos informações importantes sobre a jornada de contratação de desenvolvedores, desde onde encontrar esses profissionais, até dicas de como atrair esses possíveis candidatos, métodos eficazes de divulgação das vagas na área e também quais os meios de avaliação para o preenchimento da sua vaga. 

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de entrar na área de programação, eu recomendo que você faça a sua inscrição na próxima turma da Kenzie Academy Brasil.