Como é ser coach na Kenzie Academy

Como é ser coach na Kenzie Academy?

Você sabe qual a melhor forma de aprender? Segundo a Pirâmide de aprendizagem , o ser humano é  capaz de armazenar em média, 10% do que leu, 20% do que ouviu, 30% do que viu, 50% do que viu e ouviu, 70% do que disse em uma conversa e  90% do que exerceu na prática.

Portanto, é mais do que afirmativo que retemos mais informações quando praticamos, ainda mais no mundo da programação web! Onde diariamente surgem novas tecnologias e a atualização do conhecimento deve ser constante.

Dentro desse contexto, aqui na Kenzie existe o programa de Coaches, um grande diferencial da Kenzie Academy e uma boa oportunidade para estudantes que querem ter uma experiência antes de entrar no mercado.

A tradução literal de Coach pode ser definida como  “treinador”, ou seja, alguém habilitado para auxiliar e orientar no desenvolvimento de outras pessoas. No curso de desenvolvimento web Full Stack da Kenzie Academy, o papel de Coach é assumido por estudantes, portanto, utilizamos o termo Peer Coach!

Os coaches têm a função de auxiliar no progresso de outros alunos e alunas, pois trabalha diretamente com time de ensino e portanto é um apoio a mais para quem começa os estudos na Kenzie.

E por que eu quis falar sobre o papel dos coaches dentro da Kenzie? Como aluna, já tive a grande oportunidade de ser peer coach e quis inspirar mais pessoas! Como coach aprendi a ser mais organizada, focada e resiliente e só não continuei, pois consegui minha colocação no mercado antes de completar o curso e aí tive que priorizar a segunda opção!  Tive que escolher, mas foi por um bom motivo né? 😀

Mas afinal, qual é o papel de Coach dentro da Kenzie?

O curso, tem como objetivo o sucesso do aluno por meio da educação. O papel dos coaches é ajudar estudantes de turmas anteriores (que chegaram por último e estão começando no curso) em seus estudos, seja no desenvolvimento de conhecimentos técnicos, na organização dos conteúdos ou até mesmo no aprimoramento de soft skills, como por exemplo, o trabalho em equipe e a comunicação efetiva.

O papel do coach também é auxiliar na correção das atividades e, para mim, como Coach, eu percebo muito que minha função também é, através do exemplo, demonstrar que com foco, prática e estudo, conseguimos superar qualquer desafio e aprender qualquer coisa que desejamos, afinal nós coaches já passamos pelos conteúdos que os novos estudantes do curso estão passando.

Qual a importância do Coach?

Como o desenvolvimento de estudantes é prioridade aqui na Kenzie, a meta é acompanhar individualmente o progresso de cada um. Sendo assim, nós Coaches temos um papel fundamental nesse sistema, pois durante o módulo, somos designados a acompanhar diariamente um grupo de alunos, consequentemente nosso contato é constante e portanto acabamos conhecendo melhor cada pessoa.

Muitas vezes, nos tornamos até amigos, por isso, sabemos das suas dificuldades e de seus talentos, e também somos uma “ponte” entre o aluno e time de ensino para auxiliar no suporte cada vez mais personalizado!


Um destaque que este trabalho traz para nós coaches é a capacidade de sempre revisarmos e praticarmos, assim garantimos uma fixação efetiva dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Outro benefício é o desenvolvimento da comunicação, gestão do tempo, segurança e autonomia que o programa nos proporciona. Desta forma, também temos a vantagem de ter uma primeira experiência profissional no mercado de tecnologia.

Eu, por exemplo, estou no sétimo mês de curso, porém atuo há quatro meses na função de Coach, assim sendo, tenho esse plus no meu currículo profissional, além disso, o programa é remunerado, o que me auxilia nesse período de dedicação aos estudos.

Eu, Coach na Kenzie Academy

Quem me conhece, sabe que estou passando por um processo de transição de carreira, pois vim da Enfermagem e, antes de entrar na Kenzie, nunca tive contato com desenvolvimento web, porém atualmente, depois de mais de mil horas de dedicação exclusivas, posso afirmar que sou uma Dev Front End, com sólidos conhecimentos em HTML, CSS, JavaScript e React, dentre outras tecnologias.

Minha jornada na programação tem sido muito mais satisfatória e efetiva, devida a minha experiência como peer coach, pois além da prática diária, rotina de estudos e contato com outras pessoas programadoras, eu realmente consigo visualizar meu aprendizado.

Exemplo disso é quando realizo atendimentos relacionados às dúvidas técnicas de conteúdos que foram estudados por mim. Ou seja, são nestes momentos que posso mensurar meu aprendizado, pois conforme o sucesso do atendimento, eu consigo provar para mim mesma que meu conhecimento está adequado, ou até se preciso melhorar em algum ponto.

Ter a oportunidade de atuar como Coach é sinônimo de gratidão e alegria diariamente, pois esta função me permite ajudar colegas que compartilham do mesmo sonho que eu e que também passam por desafios parecidos.

Quando estudantes que eu ajudo e oriento têm sucesso nos estudos, eu também me sinto feliz por eles, percebo que fiz a diferença na vida de alguém. São as pequenas vitórias do dia a dia, que vivenciamos no trabalho de Coach, que incentivam a gente a alcançar nossos objetivos e superar as dificuldades.

Ser Coach realmente me motiva a continuar aprendendo e me atualizando, aprimorando meu lado pessoal e o profissional para, muito  em breve, ser  uma  ótima  Desenvolvedora Full Stack!

Conheça mais sobre a história da Francielle!

Leia também:

1+
Escreva o primeiro comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *