Curso de programação gratuito: o que é, para que serve e onde fazer?

Curso de programação gratuito: o que é, para que serve e onde fazer?


Uma das maiores vantagens em seguir uma carreira voltada à área de tecnologia é a grande variedade de maneiras com que se pode aprender.

Graduações, cursos livres, workshops, materiais gratuitos disponíveis na internet para autoditadas, perfis em redes sociais dedicados ao ensino de determinada habilidade e escolas 100% voltadas a habilidades específicas são algumas das opções disponíveis após o advento da internet.

No conteúdo de hoje, falaremos sobre curso de programação gratuito e como aprimorar os seus conhecimentos sobre desenvolvimento web sem precisar pagar nada por isso!

Vamos lá?

O que é um curso de programação?

Um curso, por definição, é uma unidade de ensino que caracteriza-se por uma sequência de aulas cujo objetivo é garantir a formação do aluno em determinado assunto.

Curso de programação, por sua vez, é um curso voltado à especialização do aluno na área de programação ou desenvolvimento web.

De modo geral, cursa-se programação para tornar-se um programador ou programadora.

Para que serve a programação?

Programação é o nome que damos ao processo de escrita, desenvolvimento e teste de programas de computador em geral, softwares e aplicações web.

Isso é feito através das chamadas linguagens de programação, idiomas compreendidos somente por máquinas utilizados para a criação de códigos que resultarão no funcionamento destas aplicações.

Hoje, tudo o que se faz em dispositivos eletrônicos foi criado através da programação.

Por que devo cursar programação?

O curso de programação deve ser feito por aqueles que têm o objetivo de se tornar um(a) programador(a).

Hoje, há muitas maneiras de estudar programação e os mais variados tipos de cursos, de graduações a cursos livres.

Para quem pretende ser tornar um(a) profissional de programação, fazer um curso voltado exclusivamente a esse ensino pode ser um grande facilitador, uma vez que pode-se, nestes casos, contar com professores e monitores mais experientes para auxiliar na absorção do conteúdo.

Além disso, o contato frequente com outros programadores, estudantes ou sêniores, é uma experiência extremamente rica para quem está começando na carreira.

Qual o melhor curso de programação gratuito?

Devido à grande oferta de cursos gratuitos na internet, eleger o melhor deles depende, principalmente, do que o aluno procura.

Para os que não tem nenhum conhecimento sobre programação, cursos voltados aos primeiros passos são os mais adequados.

Para aqueles que já tem alguma familiaridade com o assunto ou até mesmo já trabalham, ainda que como juniores, cursos de especialização que ensinam habilidades específicas se encaixam melhor em suas necessidades profissionais.

Se você deve ir ao zero à formação total, um curso de graduação talvez seja a melhor opção. Ciências da computação e análise de sistemas são dois bons exemplos.

A Kenzie Academy Brasil, por exemplo, oferece, periodicamente, cursos gratuitos voltados a linguagens de programação específicas, como JavaScript, Python e outras tecnologias.


Estes cursos, que não englobam uma formação completa mas podem ser um ponta pé inicial para quem deseja entrar no mercado, podem ser ideias àqueles estudantes que buscam uma formação gratuita e de qualidade.

Quais as vantagens do curso de programação da Kenzie?

Estudar programação com a Kenzie é uma ótima oportunidade para qualquer estudante, a começar pela metodologia comprovada de ensino que forma programadores full stack prontos para o mercado de trabalho em apenas 12 meses!

Listamos, abaixo, os maiores benefícios de inscrever-se nos cursos de programação gratuitos disponibilizados pela Kenzie.

Gratuidade

A gratuidade, é claro, é a primeira vantagem desse tipo de curso. 

Alunos que ainda não estão suficientemente estabelecidos no mercado podem usufruir de uma formação de qualidade sem que precisem pagar nada por isso.

Vídeoaulas

O ensino à distância revolucionou o acesso à educação em todo o mundo e em todos os níveis.

Hoje, é possível estudar de qualquer lugar e na Kenzie não é diferente: não é preciso estar presente nas aulas para ter acesso ao conteúdo porque tudo é disponibilizado em vídeoaulas ao vivo.

Até mesmo as monitorias acontecem à distância.

Credibilidade

A credibilidade da Kenzie na formação de programadores já é validada pelo mercado há tempos, portanto ter acesso, gratuitamente, a uma das maiores escolas de programação do Brasil e dos EUA é uma vantagem imensurável.

Certificação

Todos os cursos de programação gratuitos oferecidos pela Kenzie contam com certificação oficial, um diferencial e tanto para o currículo de quem está esperando por uma oportunidade para ingressar de vez no mercado de trabalho.

Inserção no mercado de trabalho

Além do conteúdo técnico, os cursos da Kenzie contam com aulas especiais que ensinam as chamadas soft skills, ou habilidades comportamentais necessárias para quem tem pouca ou nenhuma experiência com processos seletivos.

Por quais linguagens de programação começar?

Um aspirante a programador(a) pode escolher por quais tecnologias gostaria de começar a estudar, mas é de senso comum que algumas delas são mais simples e facilitam o aprendizado de quem está tomando os primeiros contatos com a programação agora.

Abaixo, listaremos as três mais básicas linguagens para quem está começando do zero.

HTML

O HTML, ou Hypertexto Markup Language, como o próprio nome já diz, não é uma linguagem de programação, mas sim de marcação.

Essa tecnologia é a base do que conhecemos hoje como internet e desenvolvimento web sendo uma das primeiras linguagens a serem utilizadas para a marcação de hipertexto em páginas da web.

Hoje em sua versão 5, continua sendo um dos conhecimentos mais básicos que um programador deve ser.

CSS

Também na categoria de linguagens de marcação, o CSS, ou Cascading Style Sheets foi a primeira linguagem responsável pela estilização visual de páginas da web e softwares.

Hoje, em sua terceira versão, também é um dos pilares do conhecimento sobre desenvolvimento que um(a) estudante e/ou programador(a) precisa ter em seu currículo.

JavaScript

O JS também é uma linguagem de programação relativamente antiga, nascida em meados dos anos 90, que continua com sua importância a todo vapor.

Sendo uma das mais versáteis linguagens de script do mercado, ela hoje pode ser encontrada tanto na parte front-end dos softwares, sua aplicação original, quanto na parte back-end, graças a diversas bibliotecas e frameworks que a utilizam em suas bases.

Curso de programação gratuito tem certificado?

Nem todo curso de programação gratuito disponível por aí possui certificado, mas o da Kenzie emite certificação oficial para todos os seus alunos.

A certificação não deve, no entanto, ser o objetivo final do aluno ao ingressar em um curso, mas sim a absorção de todo o conhecimento disponível ao longo das aulas.

Conclusão

Para não perder nenhum curso de programação gratuito da Kenzie, fique ligado em nossos blog e nas nossas redes sociais!

0

Escreva o primeiro comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *