Dicionário Python: o que é, como criar e principais métodos?

Dicionário Python: o que é, como criar e principais métodos?


O que é um dicionário Python? Nesta linguagem, um dicionário é uma espécie de estrutura de dados do tipo coleção. É, portanto, um objeto que contém mais que um valor. 

Se nas listas, os elementos são acessados por meio de uma posição ou índice, nos dicionários isso ocorre de forma diferente. O acesso às informações acontece por meio de chaves. 

O uso de dicionários no desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial é muito comum, devido a facilidade e praticidade.

O que é dicionário em Python?

Dicionários em Python são conjuntos de chave-valor. A sintaxe para criação de dicionários em Python é {chave1 : valor1, chave2 : valor2, …​}.

Assim como um dicionário de chaves (termos) que estão associadas a valores (significados dos termos), os dicionários em Python são uma estrutura de dados que nos permite mapear chaves a valores.

Como criar dicionário Python

Para criar um dicionário em Python, basicamente, as informações precisam ser passadas entre chaves {}, que por sua vez precisam seguir a estrutura de pares “chave: valor” – denotada na literatura pelos termos em inglês key:value. 

Os elementos de um dicionário são armazenados de forma não ordenada.

Isso ocorre de forma que seus elementos sejam exclusivos. Porém, os elementos de um mesmo valor podem ser duplicados, uma vez que a chave é diferente. 

A estrutura se assemelha à tabela de um banco de dados quando se tem uma chave primária composta.

Como mapear contatos com um dicionário?

Podemos falar que o contato chamado João tem o número de telefone 5678-0123. Assim, quando quisermos saber qual o número de telefone do João, basta ir até o seu nome na nossa lista. Não há necessidade de decorar em qual posição o telefone se encontra, basta sabermos o nome.

De certa forma, isso é uma espécie de dicionário, com um sistema parecido com os dicionários de idiomas. A chave é a palavra que estamos procurando, que no nosso caso é o nome de contato.

Quando achamos essa palavra, podemos ver o seu significado, ou seja, o valor daquela palavra ou o número de telefone.

Esse tipo de estrutura é bastante utilizado em diversas linguagens de programação, podendo ter outro nome, como [array associativo]. Dessa forma, é possível ter um comportamento parecido com o de dicionários.


Como acessar os itens de um dicionário?

O acesso aos itens ou elementos de um dicionário Python pode ser realizado de modo similar ao método de acesso das listas. 
No entanto, é necessário passar a chave para a qual se deseja acessar o valor.  Ou ainda, através da função get(), que pode ter o retorno da função atribuída a uma variável ou ser chamada diretamente na função print.

Para exemplificar, temos:

my_dict = {“a”: 1, “b”: 2}

valor = my_dict[“a”]
valor = my_dict.get(“a”)

Como adicionar elementos ao dicionário?

É possível inserir um item em um dicionário dict com chave key e valor value simplesmente fazendo a operação direta:

dict[ key ] = value

Como remover itens do dicionário?

Se for necessário excluir um determinado item do dicionário, basta usarmos o método pop(), que irá receber a key de deletar o item com a chave indicada.

Exemplo:

my_dict = {“a”: 1, “b”: 2}
x = my_dict.pop(“a”)
print(x)
>> 1
print(my_dict)
>> {‘b’: 2}

Como juntar dois dicionários

Para juntar dois dicionários, é possível usar a função update([other]) , como indicado na documentação do Python.

Exemplo:

my_dict1 = {“a”: 1, “b”: 2}
my_dict2 = {“c”: 3}

my_dict1.update(my_dict2)
print(my_dict1)
>> {‘a’: 1, ‘b’: 2, ‘c’: 3}

“Atualiza dicionário com pares chave/valor de other, sobrescrevendo chaves existentes. Retorna None. update() aceita tanto outro objeto do tipo dicionário ou um iterador de pares chave/valor (como tuplas ou outros iteráveis de tamanho dois). Se pares são passados como argumento, o dicionário é atualizado com aqueles pares: d.update(red=1, blue=2)”.

Quais são os principais métodos de dicionários?

Existem vários métodos nativos úteis nos dicionários.

keys

keys() retorna uma lista com todas as chaves do 

dicionário.

values

values() retorna uma lista com todos os valores do 

dicionário.

items

items() retorna uma lista com todos os pares 

chave/conteúdo do dicionário.

has_key

has_key(chave)

dic.has_key(chave) é o mesmo que chave in dic.

fromkeys

Retorna um novo dicionário cujas chaves são os elementos de lista e cujos valores são todos iguais a valor. Se valor não for especificado, o default é None.

copy

Retorna um outro dicionário com os mesmos pares chave/conteúdo.

clear

Remove todos os elementos do dicionário.

get

Obtém o conteúdo de chave. Não causa erro caso a chave não exista: retorna valor. Se o valor não for especificado, chaves inexistentes retornam  None.

update

Atualiza um dicionário com os elementos de outro Os itens em dic são adicionados um a um ao dicionário original. É possível usar a mesma sintaxe da função dict para  especificar dic.

popitem

Retorna e remove um par chave/valor aleatório do dicionário. Pode ser usado para repetir sobre todos os elementos do dicionário.

pop


Obtém o valor correspondente a chave e remove o par chave/valor do dicionário.


Como transformar lista em dicionário em Python?

Se houver uma lista em Python cujas entradas mapeiam convenientemente para um dicionário, cada elemento par representa a chave do dicionário e o seguinte elemento ímpar é o valor.

Como criar uma lista a partir de um dicionário?

Apenas use iteritems() para transformar seu dicionário em uma lista, jogue nele um gerador de expressões (ou lista de compreensão), e então a coloque de volta no dicionário.


Como aprender mais sobre dicionário em Python?

Python é uma das linguagens mais amigáveis em relação ao aprendizado, e é possível se aprofundar bastante nela. 

Criar é a melhor forma de aprender. Criar, testar, testar o que funciona e não funciona. A partir de rascunhos de programas diretamente no interpretador, é possível testar mudanças, e o processo é tão simples quanto executar o programa na linha de comando novamente.

Existem vários bons livros sobre Python disponíveis, portanto mergulhe na leitura. 

E o mais imprescindível: aprenda com a Kenzie! Somos uma escola norte-americana que veio para o Brasil com o objetivo de ofertar ensino de qualidade para quem deseja trabalhar na área da tecnologia. 

Temos como foco o aprendizado do aluno, desde o nível técnico de um programador full stack, até soft-skills para entrar no mercado de trabalho.

Conclusão

Se há a necessidade de um tipo mais direto e específico para mapeamento com base em chave e valor, o Python conta com o dicionário, que é mutável e proporciona uma interessante variedade de métodos para facilitar a manipulação dos dados na estrutura.

0

Escreva o primeiro comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *