Empresas que usam Python

Empresas que usam Python e 7 razões para aprender Python em 2021


Década após década, as linguagens de programação foram surgindo e se modernizando. Cada uma delas oferece recursos e especificidades para determinadas necessidades. 

Das diversas linguagens que surgiram ao longo tempo, algumas são as campeãs no mercado contemporâneo de desenvolvimento. JavaScript, Java, C e C++ são algumas delas, e também cabe destacar a linguagem Python, uma das mais versáteis e utilizadas.

O que é Python?

Vamos começar contando a história desta linguagem. Criada em 1991 por Guido van Rossum, é uma linguagem de alto nível, orientada a objetos. Poderosa, é largamente utilizada em todo o mundo – é a linguagem usada por NASA e Google, por exemplo. 

É considerada de fácil aprendizado, com sintaxe relativamente simples e de compreensão descomplicada. 

Por essas e outras razões, rapidamente ficou popular entre profissionais da indústria tecnológica que não são especificamente dedicados à programação. 

Seu extenso número de bibliotecas, nativas e de terceiros, é um dos maiores atrativos. Isso faz com que seja útil em uma ampla variedade de setores, tanto em desenvolvimento web como em análise de dados, machine learning e IA.

O que é possível fazer com Python?

Mas afinal, o que é possível fazer com Python? A versatilidade da linguagem é o seu grande destaque. 

Entre as principais aplicações de Python estão: 

  • Inteligência artificial
  • Ciência de dados
  • Computação gráfica
  • Big Data
  • Desenvolvimento web
  • Enquadramento de testes
  • Scripting e automação.

Quais empresas usam Python?

Que Python é uma verdadeira febre no mundo da programação a gente percebeu até aqui, certo? Realmente essa linguagem é a que tem apresentado o maior crescimento, subindo velozmente no ranking de popularidade.

Praticamente todas as gigantes de tecnologia adotaram a linguagem, em áreas como análise de dados, big data, desenvolvimentos de jogos, inteligência artificial, computação gráfica, automação e mais.

Netflix

A Netflix utiliza Python no streaming de todos os filmes e programas de TV que o público acessa na plataforma.

Na plataforma, a linguagem é usada no “ciclo de vida de conteúdo completo”, incluindo ferramentas de segurança e modelos de aprendizado de máquina para algoritmos de recomendação.

A linguagem Python também está presente na rede de distribuição de conteúdo Open Connect (CDN) da Netflix, garantindo que os vídeos sejam transmitidos dos dispositivos de rede mais próximos para os usuários finais.


Spotify

A plataforma de streaming de música Spotify também aderiu à linguagem Python, neste caso para análise de dados. O Spotify patrocina conferências e eventos dedicados à linguagem, além de alimentar as bibliotecas com documentação. 

Python também é primordial nos serviços back-end, que chegam a ter 80% de seu total baseados nesta linguagem.

Globo

A gigante brasileira das telecomunicações faz a utilização de Python no gerenciamento dos conteúdos dos seus portais, que contam com um volume altíssimo de informações diárias. 

Por conta dessa dinâmica, há um grande benefício na praticidade proporcionada pelo Python.


Google

Talvez a Google seja a maior entusiasta do Python que há no mundo. A linguagem é uma das mais populares dentro da companhia, junto a Java e C++. 

É da companhia a seguinte frase: “Python where we can, C++ where we must” (em tradução livre: Python onde possível, C++ onde obrigatório). Um dos motivos para tamanho entusiasmo é a facilidade de manutenção, além da rapidez e simplicidade da linguagem.


Instagram

O Instagram usa o Python como principal linguagem de programação desde 2016. Em 2017, realizou uma grande mudança para o Python 3 e anunciou o gerenciamento do maior projeto de desenvolvimento web de Django escrito inteiramente em Python.

Simplicidade, eficiência e praticidade são os pontos principais de vantagem da linguagem para a plataforma, que cresce com muita velocidade.  


Amazon

A Amazon também é adepta do Python, linguagem fundamental no processo de recomendações por afinidade da empresa americana.

As sugestões que aparecem na plataforma são resultado de análises de hábitos de compras e padrões de busca, realizadas tanto via Python (machine learning e Big Data) quanto pelo Hadoop, banco de dados da Amazon. 


Facebook

Também popular no Facebook, o Python é a terceira linguagem mais usada entre os desenvolvedores da plataforma social. A rede fez a publicação de diversos projetos de código aberto usando Python, contribuindo para diversas bibliotecas.

Entre as aplicações, distribuição binária, processamento de imagens, gerenciamento de infraestrutura, automatização operacional e processos back-end.

Quais as principais carreiras de desenvolvimento que usam Python?

O Python vem conquistando amplamente seu espaço no mercado com soluções criativas, além de proporcionar alto nível de produtividade. 

É umas das linguagens que crescem mais rapidamente em relevância, e que vem conquistando definitivamente o coração dos desenvolvedores em todo o planeta. 

Obviamente, isso se reflete no mercado de trabalho, que oferece cada vez mais oportunidades para quem programa em Python. 


Desenvolvimento web

Django, Flask, e Pyramid: a popularidade desses frameworks cresce rapidamente, por conta da estabilidade no funcionamento e da rapidez – vide sites como Pinterest e Instagram, construídos dessa forma.


Big Data

Para quem atua ou quer atuar na área, é importante saber que o Python lida com muita facilidade com a manipulação e o processamento de dados, além de suportar computação paralela.

As bibliotecas destinadas a esse campo de atuação, como Pydoop, Dask e PySpark, que também são usadas para tratamento de informações, merecem destaque.


Inteligência artificial

Se o próximo passo do desenvolvimento for a IA, como muitas tendências apontam, o Python está pronto para lidar. 

Algumas bibliotecas de Python, como Keras e TensorFlow, conseguem levar a funcionalidade de aprendizado de máquina para a linguagem de programação. 


Computação gráfica

Para a área de computação gráfica, o Python é utilizado para construir aplicativos GUI (Graphical User Interface) e de desktop. 

Isso tanto para projetos pequenos e médios mas também para os de maior escala e com funcionalidades online. 


Ciência de dados

Para os cientistas de dados, o Python oferece diversos benefícios. Crescente número de bibliotecas de análise de dados, uma grande comunidade de especialistas, escalabilidade e intensidade computacional. 

Por que as empresas buscam desenvolvedores Python?

Altamente relevante para a área de análise de dados, o Python é bastante procurado por empresas principalmente por conta das suas características como agilidade, praticidade e versatilidade, sobretudo para projetos que demandam maior complexidade.


Produtividade sem erro

Por ser uma linguagem simples, intuitiva e curta, consequentemente o Python gera maior produtividade, agilidade e qualidade aos projetos. 

Sua sintaxe também é um diferencial nesse sentido: a programação terá menos dúvidas e erros, mesmo com alta complexidade e grande equipe envolvida. 

Ciência de dados

Python se tornou uma linguagem fácil de ser encontrada entre equipes em praticamente qualquer empresa. É mais rápido e mais fácil de começar a usar. 

A linguagem conta com diversos pontos fortes para o fluxo de trabalho na Ciência de Dados. 


Quais as razões para aprender Python?

O Python pode ser empregado em diversos setores, e proporciona melhora na análise, mais produtividade e rapidez. 

A evolução da linguagem certamente tem um caminho muito interessante pela frente, e deve impactar praticamente todas as áreas do mercado de alguma forma. Por isso, essa é uma linguagem que merece a atenção da pessoa que desenvolve/programa. 


1. Sintaxe simples que te faz economizar tempo

A sintaxe enxuta e simples do Python é uma enorme vantagem. Desenvolver com esta linguagem costuma ser muito mais rápido do que com qualquer outra ferramenta. 


2. É Multiplataforma e de código aberto

Python é uma linguagem gratuita, de código aberto, e permite o livre desenvolvimento sem preocupação com royalties ou licenças. 

Além disso, é multiplataforma e roda em Windows, Linux, MacOS, BSD e Android, o que permite que um mesmo código possa ser executado em todas as plataformas suportadas. 


3. Python é um canivete suíço

Versatilidade. Essa é a palavra para definir Python. A linguagem pode ser aplicada em uma
variedade imensa de projetos.


4. Comunidade grande e ativa

Esse é um dos pontos de destaque. Python é uma linguagem muito popular e usada em muitas áreas, e conta com uma comunidade que cresce exponencialmente. 

Para se ter uma ideia, a linguagem é dona da quinta maior comunidade no famoso website Stackoverflow. 

Ter tamanha adesão na comunidade significa que existe material sobre Python em abundância, além de muitas pessoas dispostas a ajudar com respostas para dúvidas e pesquisas sobre a linguagem.


5. Usada por grandes empresas

Como vimos mais acima, gigantes como Google, Instagram e Amazon são grandes adeptas de Python. Além delas, outras como Mozilla, NASA, IBM e YouTube, além de muitas outras, também usam a linguagem.  


6. A mais popular na Ciência de Dados

Talvez você nem imaginasse, mas Python é a linguagem de programação mais usada na área de Ciência de Dados. 

O principal fator é a sua simplicidade, pois cálculos completos podem ser realizados em apenas uma linha de código, junto a bibliotecas como Numpy ou SciPy. 

A flexibilidade e rapidez de Python, bem como suas outras funcionalidades, tornam a linguagem preferida por empresas e profissionais da área, o que indica que a busca por programadores Python aumente bastante nos próximos anos.


7. Está em alta no mercado de trabalho

Tamanha popularidade da linguagem obviamente tem reflexos no mercado de trabalho. A procura por programadores Python vem aumentando muito nos últimos anos. 

Segundo pesquisa realizada pela Indeed, o número de vagas de emprego para programadores Python cresceu mais de 60% nos últimos quatro anos. 


Aprenda Python na Kenzie Academy Brasil

Python é uma das linguagens mais amigáveis em relação ao aprendizado.

Se você busca conhecimento aprofundado na linguagem mais cobiçada do momento, aprenda com a Kenzie Academy Brasil

Somos uma escola norte-americana que veio para o Brasil com o objetivo de ofertar ensino de qualidade para quem deseja trabalhar na área da tecnologia. 

Temos como foco o aprendizado do aluno, desde o nível técnico de um programador full stack, até soft-skills para entrar no mercado de trabalho.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu que Python é uma linguagem com vasta área de aplicação. Tem fácil programação e legibilidade, e é dinâmica e de fácil migração. 

Algumas das maiores empresas do mundo já aderiram à ela, e o mercado de trabalho está cada vez mais impactado pela expansão de Python.

0

Escreva o primeiro comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *