Aplicação de estrutura de repetição while em C, C#, JAVA e Python

Aplicação de estrutura de repetição while em C, C#, JAVA e Python

A aplicação de estrutura de repetição while em C, C#, JAVA e Python é um recurso para programadores organizarem e realizarem testes em blocos de código. Dessa forma, é possível testar variáveis de condição e contadores ao longo do software. Ao aplicar a estrutura while, evitam-se repetições. Vamos mostrar como é a estrutura e como ela pode ser usada abaixo. Boa leitura! 

O que é uma estrutura de repetição while?

Repetir um código do programa por um certo número de vezes. É assim que funciona um comando de repetição, que é um recurso para reproduzir um código, ou um pedaço dele. A estrutura de repetição é a forma, o método e a estrutura que serão utilizados para usar a repetição em benefício da organização e funcionamento do código. 

A tradução de while para português é enquanto. O desenvolvimento da estrutura while, portanto, se baseia neste limite: enquanto. As estruturas de repetição while são fundamentadas em expressões lógicas, que por sua vez, são testadas em ciclos (que fazem parte do grande conjunto de dados). 

As repetições while devem ser desenvolvidas pensando em condições e contadores. As condições e contadores são as ferramentas para que a repetição while trabalhe. As condições também são expressões lógicas que podem ser “verdadeira” ou “falsa”. Já os contadores são variáveis que contam as ocorrências. Dessa forma executam as operações repetitivas ao longo do código. 

Para que a estrutura while vai servir no seu código?

Um exemplo prático para explicar a função da estrutura de repetição while, é um banco de dados de clientes. Imagine que toda vez que você faz uma venda, precisa cadastrar o cliente com nome, RG e CPF. Toda vez que chegasse um novo cliente, você teria que abrir um documento de texto, planilha ou o que estivesse à mão e anotar as informações. E para armazenar e recuperar esses dados?

Com a estrutura de repetição, isso não seria necessário, já que o sistema para coletar essas informações já está pronto e pode ser utilizado cada vez que um novo cliente compra.  Um código pode aparecer na tela de um dispositivo com as opções e repetir os pedidos de informação quando um novo comando para cadastrar é executado.

A estrutura while serve para fazer testes em um bloco do código. Como na busca de solução de um problema em que não se sobem as condições iniciais e finais, ou seja, tem uma variável. Para calcular médias, enfim, são diversas as aplicações.

Veja os estilos de formatação para estruturas de repetição:

A estrutura de repetição while funciona trabalha com as expressões “verdadeiro” e “falso” e se desenvolve da seguinte forma: 

  1. Testa a condição lógica (se é verdadeira)
  2. Se o resultado for verdadeiro, entra no loop (laço em português)
  3. Executa os comandos subordinados do loop
  4. Volta ao passo 1

Se o resultado for falso, nem entra no loop. Existem algumas formas de escrever as estruturas de repetição. Veja quais são: 

Colocação das chaves

São três os formatos possíveis para incluir a estrutura de repetição no código. A principal regra na hora de fazer isso é se manter consistente, ou seja, se iniciou com um formato, siga com ele pelo programa todos. As formas de colocação de chaves são: 

1.   while (expressao)

      {

      sentenca;

      }

2.  while (expressao)

   {

      sentenca;

   }

3.  while (expressao) {

      sentenca;

   }

Necessidade ou não das chaves

Não é obrigatório incluir chaves no código de programação, porém, é indicado fazer. Isso porque ao não incluir as chaves, no momento da execução do programa, pode ser que linhas que deveriam estar dentro da sentença fiquem de fora. Primeiro vamos mostrar duas opções certas e depois uma errada: 

while( i < 5 )

      i = i + 1;

      j = j + 1;

while( i < 5 ) {

      i = i + 1;

      j = j + 1;

   }

Errada (a terceira linha não está dentro do loop):

while( i < 5 )

      i = i + 1;

   j = j + 1;

Uso de espaço em branco

Não usar as chaves é outra opção. Entretanto, use sempre a mesma formatação. Seja consistente. Se escolher não usar as chaves, não use o código inteiro. Elas podem aparecer da seguinte forma: 

while (i<5)

ou

    while (i<5)

ou

    while( i < 5 ) 

Laços aninhados

Um loop (que é chamado em português de laço) dentro do outro. Quando a programação é feita assim, o nome dessa formatação é laços aninhados. Um bom exemplo é o relógio onde as horas vão se somando até zerar e iniciarem novamente. 

while   (expressao1)   {

      comandos1;

      while  (expressao2)   {

            comandos2;

  comandos3;

      }

      comandos4;

}

Como usar a estrutura de repetição while em 4 linguagens de mercado:

As variações de estrutura de repetição while aparecem de formas diferentes nas linguagens de programação, porém, essas mudanças são bem sutis. Acompanhe: 

1 - Utilizando a estrutura de repetição WHILE com C

while (condição)

{

Instrução ou bloco de instruções;

}

2 - Utilizando a estrutura de repetição WHILE com C#

while (condição)

{

Instrução ou bloco de instruções;

}

3 - Utilizando a estrutura de repetição WHILE em Java

while (condicao)

     declaracao

4 - Utilizando a estrutura de repetição WHILE em Python

while <condição>:

     <executar_instruções>

else:  

     <executar_outras_instruções>

Conclusão

A estrutura de repetição while é um recurso para organizar melhor e realizar testes em blocos de código. Ela pode ser usada em diferentes linguagens como C, C#, Java e Python. A repetição while é ideal para realizar testes em que não se conhece o início e o fim da condição, se tornando uma ferramenta muito importante.

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de entrar na área de programação, eu recomendo que você faça a sua inscrição na próxima turma da Kenzie Academy Brasil.