A estrutura básica de um código HTML tem como foco formar um alicerce para a construção de uma página web.

O código acima mostra a base de uma página HTML pronta para ser desenvolvida, mas por recurso didático vamos construir linha por linha, explicando a função de cada elemento do HTML, para que assim possamos ter um bom alicerce para crescermos dentro da programação.
A função de cada linha:

O <!DOCTYPE html> diz para os navegadores que pretendemos escrever uma pagina em HTML de acordo com as especificações, sendo que o DOCTYPE não é uma tag do HTML, mas sim um tipo de palavra-chave.

A tag <html></html> e o elemento onde toda a pagina será desenvolvida,
sendo que ela recebe um atributo chamado lang=”pt-br” que defini o idioma principal da pagina.

A tag <head></head> e o elemento que compõe a cabeça da página, ela não será renderizada na tela pelo navegador, pois tem como papel principal ser uma tag de metadados, entre as tags mais usadas dentro do <head></head> estão: <link>, <meta> entre outras.
A primeira tag <meta> que aparece no código está tendo a função de falar para o navegador quais os símbolos, caracteres entre outros, que podem ser utilizadas na tela.
O segundo <meta> que aparece está dizendo para o navegador se comporta de acordo com o tamanho da tela que está acessando a página, trazendo assim para o usuário uma melhor forma de ver o conteúdo da página.
E por último a tag <title></title> diz respeito ao título da página, o nome que aparece da página do navegador.

A última tag que aparece na base de uma página HTML e a <body></body> que é o corpo da página, tudo que for escrito dentro dessa tag aparecerá no navegador, portanto e onde vai todo o conteúdo da página.
Conclusão:
Conforme verificamos com o código explicado neste artigo, podemos perceber que os códigos HTML são usados para sinalizar o navegador ( os navegadores mais populares são: Firefox, Google Chrome, Internet Explorer) de como os conteúdos devem ficar organizados durante a interpretação feita por eles.
Deixe uma resposta