Turma da Kenzie Academy Brasil em uma sala de aula durante palestra

8 aprendizados estudando desenvolvimento web na Kenzie

A cada dia que passa, nós como sociedade nos tornamos mais dependentes das tecnologias que envolvem o desenvolvimento web. Não só na automação de grandes companhias e processos industriais, mas também em nossos smartphones, notebooks, televisores, games e até mesmo em nossas geladeiras. Consequentemente, a busca pelo desenvolvimento web tem crescido de maneira exponencial, atraindo novos profissionais para um mercado promissor.

Muitos encaram essas oportunidades com firme confiança, mas outros ainda estão com muitas dúvidas. Será que qualquer um pode programar? Será que é tarde demais para alguém que já está no mercado de trabalho investir nessa nova carreira? O que é preciso para se tornar um(a) programador(a)? São questões que muitos estão enfrentando e talvez nem saibam como começar a respondê-las.

Neste artigo vou falar de oito pontos muito importantes para qualquer aspirante ao desenvolvimento web. Todos eles são abordados no curso da Kenzie Academy Brasil para desenvolvedores full stack, seja você alguém que acabou de terminar o ensino médio ou que, assim como eu, decidiu mudar de carreira, vai ver que não importa a sua situação, tornar-se um desenvolvedor é uma realidade.

1. Todos podem aprender desenvolvimento web

Pode soar um exagero essa afirmação, mas não é. Muitas vezes nós mesmos criamos dificuldades em nossa vida ao pensarmos de forma negativa. É fácil olharmos para tudo de forma mais pessimista, ainda mais quando estamos em nossa zona de conforto, não é mesmo? Passei por isso ao entrar na Kenzie Academy Brasil. Como alguém como eu, com mais de trinta anos, casado e há mais de 10 anos na área financeira conseguiria isso?

Bom, nem preciso dizer como estava enganado. Com o suporte de instrutores, facilitadores e time de Sucesso do Aluno, eu e tantos outros de diversas origens, desde recém-formados no colégio, profissionais da dança, engenharia, advocacia, biologia, química, usinagem, até aviação, deixaram de lado receios e preconceitos e, juntos à Kenzie Academy, estamos construindo novas oportunidades.

2. Aprender a aprender

Hoje é fácil alguém dizer que aprende desenvolvimento web, com milhares de cursos gratuitos, vídeos no YouTube e tantos outros métodos disponíveis. Mas uma coisa esses cursos não ensinam: Aprender. Como assim? É isso mesmo, aprender a aprender. Como pessoas de diversos backgrounds, diversas perspectivas e formas de pensar poderiam sozinhas conseguir isso? Um ou outro sim, mas de forma geral é impraticável. E é aí que a Kenzie Academy se torna um ponto de convergência crucial no processo de aprendizado, pois esse é o alicerce do curso.

Claro que 99% do processo depende de nosso comprometimento, mas o 1% restante é crucial para o sucesso. Nele, encontramos um currículo desenvolvido pela matriz americana (o currículo foi desenvolvido por profissionais do Vale do Silício), embasado nas principais linguagens do mercado. Através de vídeos, tutoriais e atividades práticas onde gradativamente aumentam as dificuldades. Sou orientado por facilitadores disponíveis o tempo todo e aconselhado por excelentes instrutores, com forte vivência no mercado de trabalho, que trazem essa experiência para cada uma das demonstrações diárias. Assim fica até fácil, não é?

3. Errar faz parte

E no processo de aprender pode ter certeza que frustrações vão acontecer, mesmo a gente não querendo. Ninguém nasce sabendo e quanto mais a gente fortalece essa ideia, mais fácil fica lidar com problemas futuros. A Kenzie Academy me mostrou que busca pessoas dispostas a enfrentar dificuldades.  Quer pessoas que cresçam com seus erros, pois sabe que errar traz maturidade e autoconhecimento, pontos fortes de qualquer profissional no mercado de trabalho. Não importa o quanto eu errei, mas o quanto eu aprendi no processo. O importante é que a cada dia eu esteja melhor que no dia anterior.

4. Desenvolver disciplina

E enquanto aprendo a lidar com meus erros, desenvolvo disciplina. Ao estudar, anoto, faço os resumos, desenho, treino a memória muscular ao escrever todo o código ao invés de copiar os trechos que preciso. Faço exercício, mesmo que sejam repetitivos. Vi como é importante ter horários para a prática e teoria. Acordar cedo, fazer exercícios físicos e se alimentar bem.

Pode parecer exagero, mas durante o curso percebi como tudo isso faz diferença. Muitos têm dificuldade em criar esses hábitos, mas não se preocupe, essas e outras dicas você poderá perguntar para os instrutores e facilitadores da Kenzie Academy. Eles darão exemplos práticos, muitas vezes já vivenciados por eles, de como cada uma dessas atitudes surtiram efeitos positivos no seu desempenho como desenvolvedores.

5. Comunicação assertiva

Além da disciplina, uma coisa que impacta diretamente o nosso desempenho é a comunicação. Mas não só se comunicar, temos de ser assertivos ao fazê-lo. Um bom programador é capaz de escrever excelentes códigos. Um excelente programador não só escreve, mas também explica o que escreveu e como o código funciona para qualquer pessoa. Saber como se expressar, quais palavras usar, quando falar, tudo isso é crucial para qualquer profissional.

Na Kenzie Academy sou instigado diariamente em conversas com nossos facilitadores para explicar no que estou trabalhando, quais dúvidas ou dificuldades que me impedem de concluir as atividades. Nesses momentos, pratico a comunicação assertiva, pois sem saber me expressar, como eles entenderão do que preciso? Quanto mais eu pratico, mais confiante me sinto quando preciso me expressar.

6. Autoconhecimento

E com todos esses pontos, é normal surgirem dúvidas e medos. Afinal, é tudo novo e muitas vezes incertezas podem nos desanimar. Mas um remédio contra isso é conhecermos a nós mesmos. A melhor forma para fazermos isso na Kenzie Academy Brasil é através da equipe de ensino. Além de todos os profissionais que já falamos aqui, existe um, cujo trabalho é essencial: O time de Sucesso do Aluno, que está ali pra desabafar, contar meus receios e frustrações, e tem sido crucial para derrubar conceitos errados, lidar com dificuldades e descobrir o meu potencial. Eles estão ali prontos pra me ajudar com qualquer coisa que preciso.

Todas as vezes que procurei o time de Sucesso do Aluno fui fortalecido e me tornei mais consciente do que posso atingir como um programador e, principalmente, como pessoa. Isso me passou muita confiança na equipe da Kenzie Academy Brasil, pois sei que realmente estão interessados no sucesso de seus alunos.

7. Trabalho em equipe

Não moramos em cavernas, não é mesmo? Vivemos em sociedade. A todo tempo, temos de lidar com outras pessoas, fato! E como poderíamos nos tornar verdadeiros programadores se não aprendêssemos a trabalhar em grupo? Impossível. Infelizmente existe o mito de que o programador só escreve códigos. Mas precisamos lidar com clientes, usuários, consultores, líderes técnicos e colegas de trabalho. O Código é uma pequena parte de tudo isso.

Por isso a Kenzie Academy Brasil proporciona diversos projetos em grupo, desde o começo do curso. Nesses momentos, precisamos dividir atividades, auxiliar colegas, resolver conflitos, explicar processos e tantas outras situações que fazem parte do dia a dia, e nem nos damos conta até precisarmos! E o incrível é que fiz tudo isso à distância! Mesmo usando de vídeo conferências e calls, me aproximei de colegas em toda parte do Brasil.

Em todo projeto nossa equipe muda, mas continuamos trabalhando, independentemente de quem está do outro lado da conversa. Tudo isso fez muita diferença no meu desenvolvimento profissional. Me sinto muito mais preparado para o mercado de trabalho, pois sei que essa habilidade será crucial no sucesso dos meus projetos.

8. Realidade profissional

Com tudo isso que já contei a vocês, fica fácil perceber como o ambiente que temos na Kenzie Academy Brasil não é o de uma escola qualquer. Me sinto no mundo real. Não somos tratados como alunos, e sim como verdadeiros desenvolvedores. Nossos facilitadores são como líderes técnicos e nossos instrutores como nossos gerentes. Utilizamos a metodologia ágil nos desenvolvimentos de projetos, com dailys, sprints, retrospectivas, assim como uma empresa de tecnologia faz em seu dia a dia.

E ainda contamos com o apoio de equipe de Sucesso do Aluno que nos auxilia a montar um currículo e LinkedIn que vai nos posicionar da melhor maneira para atrair oportunidades profissionais. Além disso, temos diversas talks com gestores e empreendedores de empresas parceiras desde o início do curso. Essa vivência é tão real, que mesmo antes de concluir o curso, vários colegas já foram empregados! Incrível, não é?

Não olho pra trás com arrependimento ou um pingo de dúvida se quer. Sou fortalecido, disciplinado, guiado e instigado a dar o meu melhor todos os dias com a certeza de que fiz a escolha certa. Espero que esses oito pontos possam mostrar a vocês um pouco de como a Kenzie Academy Brasil é de verdade e, como você também pode ser estudante aqui! Basta querer e dar um start na sua carreira o quanto antes. 😉

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de entrar na área de programação, eu recomendo você conhecer mais sobre a Kenzie! Últimas vagas para a Turma de Outubro.

A Kenzie Academy é uma escola americana de programação para desenvolvedores, em que você estuda por 12 meses, em tempo integral, as principais linguagens do mercado para entrar no mercado de tecnologia atuando como um Full Stack.

Clique no link e saiba mais: https://participe.kenzie.com.br/

Leia também:

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de entrar na área de programação, eu recomendo você conhecer mais sobre a Kenzie!
A Kenzie Academy é uma escola americana de programação para desenvolvedores, em que você estuda por 12 meses, em tempo integral, as principais linguagens do mercado para entrar no mercado de tecnologia atuando como um Full Stack.
Clique no link e saiba maishttps://participe.kenzie.com.br/

0
Escreva o primeiro comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *