Flexibilidade no trabalho: entenda o que é e como funciona!

Flexibilidade no trabalho: entenda o que é e como funciona!


Flexibilidade no trabalho: entenda o que é e como funciona!

Nos últimos anos as empresas começaram a repensar sobre as rotinas de trabalho, principalmente relacionadas ao local e carga horária. A modalidade home office, que não era tão comum dentro de algumas organizações, passou a ser mais do que uma opção temporária e já se tornou um modelo padrão de trabalho para diversas empresas. Afinal, a possibilidade de trabalhar no conforto da sua casa, sem ter de percorrer um longo trajeto e também sem precisar utilizar o transporte público é extremamente favorável para o empregado. Mas, será que a flexibilidade no trabalho vai além de trabalhar da sua casa?

Neste conteúdo, você irá descobrir!

O que é flexibilidade no trabalho?

Flexibilidade no trabalho é oferecer para o funcionário melhores condições para exercer suas tarefas, por exemplo, em relação a carga horária, sem dress code, possibilidade de atuar na modalidade home office, etc. Também podemos pontuar que a comunicação aberta entre um líder e seu empregado, é uma forma de flexibilizar o ambiente de trabalho. Tudo que implique em uma melhor qualidade de vida para o funcionário é uma forma de contribuir com a flexibilidade no trabalho.

A importância da flexibilidade no trabalho?

Qual a primeira coisa que surge em sua mente quando falamos neste tema?

Tenho certeza que de alguma forma o que você pensou, tem a ver com qualidade de vida.  Afinal, um trabalho flexível contribui de várias formas para a vida pessoal. E também melhora o desempenho profissional, pois um trabalhador com a saúde mental em dia e feliz com as condições oferecidas pelo seu empregador, oferecerá um retorno ainda mais positivo em sua função. Ou seja, esta flexibilidade é de grande importância tanto para o empregador, quanto para o empregado.

Principais benefícios da flexibilidade no trabalho

Já sabemos que a flexibilidade no trabalho gera um impacto positivo na vida dos colaboradores das empresas. Porém, nos tópicos abaixo, você irá conhecer mais detalhadamente os benefícios da flexibilidade no trabalho.

Maior retenção de talentos 

Como dito anteriormente, a qualidade de vida está sendo repensada tanto por colaboradores como por líderes organizacionais. Desta forma, as empresas que praticam a flexibilidade no trabalho tendem a reter mais talentos, pois as pessoas estão buscando cada vez mais por empresas que sejam mais flexíveis e que já não sejam tão rígidas como as tradicionais. Os profissionais da geração atual, dão muito valor a liberdade e autonomia no ambiente de trabalho. 

Melhoria na reputação da marca 

O conceito de empresa humanizada, está em alta no mercado de trabalho. Uma marca se destaca quando é bem vista pela sociedade, pois se seus funcionários demonstram satisfação em trabalhar na empresa, clientes também terão bons olhos sob a mesma. Afinal, uma empresa que é dada como referência em valorizar os seus funcionários, certamente valorizará na mesma proporção seus clientes. 

Redução de custos 

Quando uma empresa oferece a modalidade home office, ela fica isenta dos valores referentes ao transporte do funcionário. Ela também diminui a taxa de demissões, gerando uma estabilidade no orçamento. Pois, um funcionário satisfeito com seu trabalho, dificilmente irá pedir demissão. 

Os gastos com materiais de escritório também serão reduzidos, assim como os valores de água, energia, telefone e eventuais manutenções que são necessárias em escritórios. 

Maior satisfação dos funcionários

Quando os colaboradores de uma empresa possuem um horário de trabalho flexível, eles conseguem conciliar a vida profissional e pessoal de uma forma muito positiva. Podendo dedicar mais tempo para sua família, atividades de lazer e estudos. Gerando assim menos cansaço e maior satisfação pessoal. É notável também que quando um funcionário possui autonomia e maior liberdade, ele sente que seu líder confia verdadeiramente em seu potencial.

Aumento da produtividade

Quando não existe um desgaste devido ao tempo de locomoção relacionado ao trajeto para o trabalho, o funcionário aumenta sua produtividade e melhora consideravelmente seu desempenho profissional. Já não existe mais aquela antiga preocupação com atrasos e nem cansaço mental, desta forma o rendimento das atividades aumenta. 

3 tipos básicos de flexibilidade no trabalho 

Conheça abaixo os três principais modelos de flexibilidade em relação ao horário de trabalho:

1. Fixo Variável 

Neste modelo é o RH que estipula horários em turnos e o empregado escolhe o que melhor se encaixa em suas necessidade;

2. Variável 

Já neste modelo, é o empregado que estabelece seus horários, porém ele precisa ser cumprido diariamente. Ou seja, o horário que ele escolher, deve ser cumprido da mesma forma em todos os dias, não sendo possível começar o seu turno em horários aleatórios;

3. Livre

Na modalidade livre, o profissional poderá escolher o horário que quiser. Não tendo a obrigatoriedade de um acordo com horário fixo. Podendo começar sua jornada de trabalho em qualquer hora do dia

Qual a relação entre flexibilidade e mudança de carreira?

Conforme dito anteriormente, a modalidade flexível de trabalho resulta em mais saúde mental e qualidade de vida ao colaborador. É fato que ao longo da carreira surgem dúvidas e necessidade de mudanças. Seja uma mudança interna ou externa, se você atua em uma jornada flexível, não sofrerá tantos riscos. Afinal, todos desejam estabilidade e a jornada flexível de trabalho colabora para que o profissional evolua em sua trajetória profissional e até mesmo mude de área, pois ele tem mais autonomia e tempo para investir em si mesmo(a), sem correr tantos riscos. Também podemos notar que a jornada de trabalho flexível é muito mais atrativa do que a tradicional, desta forma, muitos profissionais estão buscando organizações que ofereçam estas condições e acabam deixando para trás até mesmo uma grande carreira, para apostar em outra área e/ou empresa que se encaixe melhor em suas necessidades atuais. 

Lembrando que a flexibilidade é uma soft skill (habilidade comportamental) útil em diversos aspectos profissionais. Então as empresas também buscam pessoas que possuam as habilidades que eles buscam, pois acertar na contratação de um talento, irá gerar um retorno positivo para a empresa.

Conclusão 

Neste conteúdo apresentamos algumas informações sobre a flexibilidade no trabalho e também seus benefícios, tanto para a empresa, quanto para o colaborador. É válido ressaltar que essa postura flexível das organizações, contribui muito para a qualidade de vida pessoal e profissional das pessoas. Além da própria organização conseguir reduzir alguns custos. Dentro da área de tecnologia, você vai encontrar diversas funções que oferecem essa modalidade mais flexível, inclusive se você for um programador(a). Pois, é uma função com bastante demanda de vagas em home office e com ofertas de horários flexíveis. Se você tem interesse em conhecer mais sobre essa profissão e se tornar um profissional da área em 12 meses apenas, a Kenzie pode te ajudar. 

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de entrar na área de programação, eu recomendo que você faça a sua inscrição na Kenzie Academy Brasil. Estude Desenvolvimento Full Stack e só pague quando estiver formado. Faça já a sua inscrição.

0

Escreva o primeiro comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *