Gestão de Tempo e Produtividade

Segredos para uma boa gestão de tempo e produtividade


Você com certeza já assistiu algum daqueles programas de culinária em que os participantes precisam cozinhar algo específico em um determinado tempo. Podemos notar o quão organizados os cozinheiros precisam ser para administrar os recursos, como o tempo e o próprio local de trabalho.

Quando adicionamos uma pitada de organização em nossa vida, diversas tarefas podem se tornar mais fáceis e tranquilas de serem executadas. Ninguém admira aquele funcionário que sempre chega atrasado ou que mantém sua mesa uma verdadeira bagunça.

Antes de entrarmos no conteúdo em si, gostaria de me apresentar: Meu nome é André, aluno da Kenzie Academy Brasil, e neste artigo, eu vou te mostrar o motivo pelo qual devemos considerar a gestão de tempo em nossos estudos, projetos, e outras atividades, aprimorando nossa organização e produtividade. 

Escolhi este tema, pois a organização é chave para desenvolvedores(as) em geral. Se você está iniciando agora na área deve saber que alguns hábitos podem lhe ajudar a ser uma pessoa melhor.

O artigo está separado em dois grandes tópicos: Tempo e Organização. Concorda comigo que uma coisa leva a outra? Aqui, você verá dicas de como aplicar isso em sua vida e descobrirá algumas ferramentas interessantes que podem auxiliar você nessa jornada.

Então… Boa leitura!!!

Como usar o tempo 

O tempo é algo que não está sob nosso controle, por isso, ele pode ou não estar ao nosso favor. Tendo isso em mente, administrá-lo com sabedoria vai colocar você à frente das outras pessoas, por exemplo, na entrega de um projeto. 

Mas de que maneira podemos lidar com isso? 

Como administrar melhor meu tempo?

O que eu direi não é uma fórmula mágica ou a única maneira de resolver isso, mas pode te ajudar bastante. Mostrarei o que faço para organizar meus estudos, projetos e demais atividades, baseado em minha rotina.  

São atitudes e instrumentos que me auxiliam a melhorar meu rendimento durante o dia ou a semana.

Um hábito que recomendo muito para você organizar seu tempo e rotina é o de separar alguns minutos logo no começo do dia e também ao fim dele, especialmente para pensar e refletir em todas as atividades que você realizou naquele dia ou posteriormente. 

Esses mesmos minutos podem ser usados para pensar no oposto, ou seja, quantas coisas eu já fiz e quantas deixei de fazer naquele dia. Essa é uma maneira eficaz que encontrei de não me perder em meio aos estudos, entregas, lazer, etc. 

Outro conselho que dou, o qual provavelmente já é usado pela maioria das pessoas é sempre ter um caderno próximo para anotar os eventos, compromissos ou obrigações. Gosto de anotar no formato de lista e em ordem de importância. Assim, eu jamais esqueço de fazer essas atividades.

Mas… e se eu sou alguém que prefere organizar tudo digitalmente ao invés do tradicional papel? Pensando nisso irei listar algumas ferramentas úteis para administração dos seus compromissos.

Ferramentas que ajudam na administração do tempo

Trello

O Trello é um aplicativo de criação de listas no estilo Kanban. Através dele, você poderá criar ‘quadros’, onde há a possibilidade de inserir os compromissos e tarefas que você deseja realizar, sendo possível separá-los em listas de: ‘Pendentes’, ‘Concluídos’ e outros. Além disso, dentro de cada lista, podem ser introduzidos vários itens, como checklists, anexos, tags, outras listas e mais.

Esse app é muito prático para quem realiza diversas atividades ao mesmo tempo e precisa separá-las entre o que está sendo feito no presente e o que será feito futuramente. 

Esse é um modelo do meu quadro, intitulado ‘Coisas Pessoais’, que criei para manter controle sobre meus estudos, tecnologias que quero aprender e outros.

Notion

O Notion fornece componentes como bancos de dados, painéis Kanban, wikis, calendários e lembretes. Com ele, você cria páginas, nas quais poderá inserir desde tabelas e gráficos ou criar seu próprio template. É extremamente completo e personalizável, permitindo a criação de um cronograma da maneira que você desejar.

Esse aplicativo é recomendado para pessoas que precisam organizar projetos maiores ou mais complexos, principalmente por ser tão completo, abrindo a possibilidade para ir além de uma simples elaboração de listas com datas programadas. 

A imagem a seguir é do meu Notion, com o Panorama que eu criei para me organizar nas atividades da Kenzie Academy Brasil, assim, não tenho problemas com prazos ou atrasos.

A importância da Organização

Agora que você já aprendeu dicas relevantes para uma boa gestão do seu tempo, bem como, conheceu ferramentas incríveis que o ajudarão na otimização dela, abordaremos a organização de maneira geral. 

Você se lembra de que no início do artigo eu havia usado os cozinheiros como exemplos de uma boa organização? Pois então, é importante ressaltar que, nas demais profissões a organização também pode implicar na produção do seu trabalho, de forma positiva ou negativa.

Quando pensamos em pessoas que trabalham com programação, não é diferente! Passamos horas e horas sentados no mesmo cubículo, produzindo e estudando sem sair do lugar. 

Consequentemente, a maneira como organizamos o nosso ‘cantinho’ e ambiente de trabalho podem interferir bastante em nossa produtividade.

Mas vamos com calma, por partes… Trataremos tanto da organização do seu ambiente quanto da do seu computador, pois ambas têm importância levando em conta tudo o que foi dito antes.

Organização Física

Anteriormente, comentei que ninguém aprecia um funcionário que mantém sua mesa bagunçada. Pode ser que, para determinado sujeito, a ausência de um ambiente de trabalho organizado não faça tanta diferença. 

No entanto, o problema surge quando essa falta de organização é um incômodo para os demais ao lado dele, situação que pode afetar a produtividade de todos.

Mesmo ao trabalhar em casa, no famoso formato de Home Office, é importante manter organizado seu escritório, quarto ou sala em que está trabalhando. Não sei se é apenas coisa da minha cabeça, mas, eu não consigo focar totalmente em uma atividade caso haja um mar de papéis sobre minha mesa, poeira ou se mal consigo achar uma anotação. 

O conceito de Setup foi muito difundido, e atualmente, é de conhecimento geral. Aliás, quem não quer aquele Setup lindo e cheio de conforto para chamar de seu, não é? Contudo, você não precisa ter os melhores equipamentos e acessórios para organizar sua mesa ou seu escritório.

Em síntese, esse tópico se resume em “dar aquela ajeitada” no seu ambiente de trabalho, baseado naquilo que te traz mais conforto e sabe que não vai o atrapalhar em seus projetos ou no desenvolvimento deles. 

Busque casar esse tópico com a dica lá do início, sobre tirar um tempinho no começo do dia para refletir nesses detalhes. Dessa forma, você terá um dia todo de produtividade para aproveitar.

Organização Virtual

Por fim, mas (com toda certeza) não menos importante, a organização de seu ambiente virtual de trabalho, por assim dizer, precisa da sua atenção. Há várias coisas que podemos fazer para otimizar nossos trabalhos no computador ou em softwares específicos que usamos todos os dias.

Se você for como eu, e gosta de uma tecla de atalho para não ter que executar tudo via ‘Point and Click’, com certeza já buscou saber quais são os atalhos para uma alguma ação que você executa muito. 

Por exemplo, sempre usamos muito os navegadores e quando quero abrir uma nova aba um simples ‘ctrl + t’ é muito mais rápido e fácil do que executar a mesma função com o mouse.

Podem ser exemplos bobos, mas, quando usamos ferramentas específicas ou softwares para trabalhar, isso nos dá uma maior capacidade de concluir o trabalho com mais agilidade. Realmente aconselho que você dê uma lida nas teclas de atalhos disponíveis em seus softwares ou sistema operacional, para que você seja mais que um simples usuário, que mal sabe abrir o terminal sem o mouse.

Outro hábito que tenho, que me ajuda muito para que eu me sinta confortável ao estar no computador, são as configurações que eu fiz para deixá-lo o mais ideal possível para mim. 

O que isso significa? Independentemente do SO que você utiliza, deve saber que há muitas configurações para serem feitas, correto?

Ao dar uma navegada pelas configurações possíveis, você descobre coisas que nem sabia que eram possíveis. Um exemplo que dou, é a disposição das cores da sua tela ou simplesmente ativar a opção ‘Modo noturno’ para que ao entardecer seus olhos tenham um descanso ao olhar pra tela.

Com isso, também caímos em algo que já fora dito anteriormente, isso tudo é recomendado para que você, como desenvolvedor, tenha maior conforto ao trabalhar, e consequentemente, produza mais sem perder o foco.

Conclusão

Depois de todas essas informações e de ficar por dentro de várias dicas sobre gestão de tempo e organização, espero que você possa refletir sobre sua própria rotina de trabalho/estudo. Se hoje ela está tão produtiva e organizada quanto tem o potencial de ser. 

Pensar se você está realmente aproveitando o seu tempo ou se não há algum empecilho em seu caminho que está te impedindo de progredir, é um ótimo indício de que você se preocupa verdadeiramente com sua produtividade, gestão de tempo e organização. 

Essa última é a chave para alcançarmos nossos objetivos, sejam eles de curto, médio ou longo prazo.

Como aluno de programação web do curso Kenzie Academy Brasil uso estas dicas e hábitos, que me ajudam constantemente, em meu dia a dia. Assim, nesta caminhada para me tornar um bom desenvolvedor, tenho mais facilidade de lidar com os problemas administrando melhor meu tempo e, consequentemente, minha produtividade.

E aí? Curtiu as dicas? Espero ter ajudado e boa organização!

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