Habilidades de um desenvolvedor web: hard skills e soft skills

Habilidades de um desenvolvedor web: hard skills e soft skills

Um desenvolvedor web é o responsável por toda a estrutura de um site, ele é quem torna realidade todo o design e funcionalidades do site da maneira que conhecemos. Esse profissional também precisa assegurar que tudo saia conforme o planejado, sendo então, uma função que exige responsabilidade e conhecimento. 

No conteúdo de hoje iremos apresentar quais habilidades esse profissional deve possuir, tanto as competências técnicas, quanto as comportamentais. Aproveite a leitura até o final, pois essa é uma das áreas mais promissoras do mercado de trabalho atual! 

Por que o mercado de tecnologia está tão aquecido?

O mercado da tecnologia já segue em alta há muitos anos, na era digital em que estamos inseridos, ela está presente em praticamente tudo. 

Nas organizações corporativas a tecnologia já está no centro da estrutura do negócio, a fim de desenvolver melhores produtos e tornar as empresas ainda mais eficientes. Essas empresas querem investir em profissionais da área de TI, que saibam trazer resultados mais assertivos. Afinal, inteligência artificial, internet das coisas e demais tecnologias, só evoluem se houver alguém que saiba atuar com elas. Por isso, o mercado de tecnologia está muito aquecido. 

Por que a profissão de programador está valorizada?

Existem inúmeras vagas em aberto para pessoas programadoras, mas faltam profissionais para suprir toda a demanda que o mercado oferece. Essa falta de profissionais capacitados na área, é um dos motivos para a profissão de programador estar sendo tão valorizada. 

O que é um desenvolvedor web e o que ele faz?

O desenvolvedor web codifica, desenvolve e gerencia sites. Conforme citamos no começo deste conteúdo, ele é o responsável por toda a estrutura de um site. Para realizar esse trabalho, ele utiliza blocos de construção elaborados por linguagens específicas da web, como CSS  e HTML. Podemos afirmar que este profissional transforma a ideia de um site, inclusive o conceito de design, em realidade! 

Habilidades necessárias que todo desenvolvedor web precisa ter. 

A seguir, conheça quais as principais habilidades que um desenvolvedor deve ter para estar apto para o mercado de trabalho. 

Conhecimento em linguagens específicas (Hard Skills): 

HTML

HTML é a sigla de Hypertext Markup Language, ou, em português, linguagem de marcação para hipertexto.

Hipertexto, em tecnologia, é o nome que damos aos blocos de conteúdo que completam a estrutura. Estes blocos recebem conteúdo do tipo textos, imagens, vídeos, áudios .

Em suma, HTML é a linguagem de marcação base da internet como conhecemos hoje. 

CSS

Enquanto o HTML é ótimo para estruturar e organizar elementos e informações na página, o CSS é responsável pela parte estética dessa estrutura.  

O CSS serve, principalmente, para transformar páginas html simples em conteúdos atraentes, ou seja, trabalha diretamente com a estética do site.

Javascript

Com o intuito de tornar a navegação na internet mais rápida e fácil, foi desenvolvida uma linguagem de programação que hoje conhecemos como Javascript.  

JavaScript é uma linguagem de programação de alto nível criada, a princípio, para ser executada em navegadores e manipular comportamentos de páginas web.

SQL

SQL é a linguagem padrão de comunicação com banco de dados.

Sendo uma linguagem declarativa de sintaxe relativamente simples, voltada a bancos de dados relacionais, que pode ser aprendida por profissionais que não são necessariamente desenvolvedores, mas trabalham com bancos de dados constantemente.

Podemos afirmar que o SQL serve para que desenvolvedores(as) e profissionais que possuem um relacionamento direto com bancos de dados, possam manipular e/ou visualizar dados com mais facilidade.

NoSQL

NoSQL é o termo utilizado para banco de dados não relacionais de alto desempenho onde, geralmente, o SQL não é utilizado como linguagem de consulta.

O NoSQL foi criado para ter uma performance melhor e uma escalabilidade mais horizontal para suprir necessidades onde os bancos relacionais não são eficazes.

Pré-processamento CSS

Resumidamente Pré-processamento CSS, são intérpretes de código. Eles fazem toda a leitura do código gerado e convertem para CSS minificado ou não, dependendo da sua configuração. Ou seja, para desenvolvedores, um pré–processador CSS é um programa que permite gerar CSS a partir da própria sintaxe exclusiva do pré-processador. 

Habilidades técnicas

Sistemas de controle de versão

O controle de versão é considerado um resgaste quando o assunto é desenvolvimento de software, especialmente para web. Pois, em muitos casos, depois do trabalho de codificação HTML, CSS e Javascript, ocorre a possibilidade de algumas coisas não saírem tão bem, sendo o controle da versão, uma das soluções. 

Não é uma tarefa fácil refazer todo o trabalho, o controle de versão é uma maneira de tornar esse processo mais rápido. Ele ajuda o profissional a rastrear e controlar as alterações do código-fonte. Neste caso, ele consegue retornar às versões anteriores sem perder o que já foi feito. 

UI/UX/Design Responsivo

A sigla UI significa User Interface, podendo ser traduzida como a Interface do Usuário. Essa área é voltada para a criação de interfaces mais amigáveis. 

Já a sigla UX significa User Experience, que significa Experiência do Usuário. Trata-se de como o cliente interage com o seu produto a partir dos elementos ofertados. 

Nas duas frentes, a experiência do usuário é o foco principal. A área de UX trata de como uma pessoa se sente enquanto usa qualquer serviço/produto, tendo a ver com o que ela sente após o uso. Enquanto que o mecanismo que guia o usuário pelas interfaces gráficas e visuais, ou seja, sua aplicação durante o tempo em que ele a utiliza é UI Design.

Teste e QA.

É essencial que qualquer produto ou serviço, passe por vários testes antes de chegar ao seu público final. Testar seus códigos em busca de bugs e falhas é uma forma de aperfeiçoar o seu projeto. Considera-se que isso seja uma habilidade, mas é um hábito que deve ser mantido seja qual for seu nível de conhecimento. 

Tendo clareza sobre isso, é necessário informar que existem algumas maneiras de testar os processos de desenvolvimento web. Um exemplo é o teste funcional, responsável por analisar aplicações específicas do site, assim como o teste de unidade, que segue focado em uma parte do código. 

Quanto a QA (Quality Assurance), podemos dizer que é uma série de testes realizados para garantir que o produto chegará ao usuário final, funcionando perfeitamente. 

A QA também é utilizada para avaliar se um projeto cumpriu os requisitos e padrões estabelecidos anteriormente, deletando todos os pontos fracos. 

Lógica de Programação 

Lógica de programação é a organização coesa de uma sequência de instruções voltadas à resolução de um problema, ou à criação de um software ou aplicação. A lógica de programação é o conhecimento prévio a qualquer outro quando falamos em desenvolvimento web porque é a partir dele que os aprendizados posteriores, como por exemplo o das linguagens de programação, farão sentido. 

Dominar a lógica de programação é a porta de entrada para tornar-se um programador completo, seja em front-end ou em back-end

A lógica de programação é essencial, pois é ela quem nos dá as ferramentas necessárias para executar o processo mais básico no desenvolvimento de alguma aplicação: a criação de seu algoritmo.

Habilidades comportamentais (Soft skills)

Compreender diferentes tipos de linguagens

Conhecimento em linguagens de programação, é um conhecimento básico para quem quer se tornar um programador. As linguagens principais são: HTML, CSS e Javascript. Pois, são as linguagens mais utilizadas para desenvolvimento de boa parte dos sites. 

Saber inglês

Ter conhecimento na língua inglesa é um diferencial em diversas profissões e até mesmo um requisito essencial para determinadas funções. Algumas linguagens de programação foram desenvolvidas baseadas nesse idioma. 

Python, por exemplo, é uma linguagem fácil de aprender, pois busca se aproximar da lógica da língua inglesa. 

Além do mais, programadores podem atuar em organizações internacionais, inclusive em grandes empresas de tecnologia. Então, é muito importante saber se comunicar em inglês.

Capacidade Analítica

A análise é uma parte considerável na vida de um desenvolvedor web. Pois, ele está constantemente avaliando o seu trabalho, seja na fase de codificação, ou quando ele apresenta o seu projeto. Bugs e atualizações fazem parte do processo de criação de sites, então é como se o trabalho nunca terminasse. 

É preciso ter uma visão crítica, pois muitas vezes, o profissional é contratado para cuidar de um site que não foi desenvolvido por ele. 

Analisar e resolver problemas

Entre tantas competências que são necessárias no mercado de trabalho atual, temos a habilidade de resolução de problemas. Pois, conforme foi explicado anteriormente as análises devem ser feitas constantemente por um desenvolvedor web e o mesmo deve sempre estar preparado para o surgimento de novas falhas. 

Atualizar-se e estudar constantemente

A tecnologia muda constantemente e os profissionais que quiserem se destacar, precisam se atualizar. Quando se trata de desenvolvimento web, e com a rapidez que as novidades surgem, é necessário estar atento(a) para não ficar para trás! 

Saber se comunicar

Embora para alguns pareça que nessa profissão boa parte da rotina está em frente a uma tela de computador, mesmo assim, a comunicação é considerada uma habilidade importante e essencial. Pois, poderá ser necessário conversar com o cliente ou com sua equipe, para entender quais são as necessidades e quais as ideias para o projeto.

Sendo assim, o desenvolvedor web deve saber se comunicar, também cuidando da sua habilidade de escutar, principalmente para não desagradar o contratante. 

Conclusão

Durante este conteúdo, apresentamos as principais competências profissionais tanto comportamentais quanto técnicas para ser um desenvolvedor web. Além disso, vale ressaltar que atualizar-se constantemente é um fator de extrema importância na área. 

A sua formação na área impacta diretamente nas oportunidades do mercado de trabalho e para que você realmente fique preparado, conheça aqui os diferenciais da Kenzie!

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de entrar na área de programação, eu recomendo que você faça a sua inscrição na Kenzie Academy Brasil. Estude Desenvolvimento Full Stack e só pague quando estiver formado. Faça já a sua inscrição.