Jogos em JavaScript: entenda como criar seus próprios jogos

Jogos em JavaScript: entenda como criar seus próprios jogos

Aproximadamente 67% dos brasileiros jogam e o Brasil é o sexto país que mais joga, segundo o Ibope. Ainda que você não saiba, os jogos de JavaScript estão entre eles. Os principais motivos para usar JavaScript no desenvolvimento de jogos é que eles funcionam pelo navegador e não exigem que o jogo seja baixado, nem instalado. Por consequência os jogos são muito mais leves e não precisam de um computador super potente para rodar. 

Por ser muito versátil, o JavaScript aceita interações com outras extensões e engines que facilitam ainda mais na criação de ambientes, sons e físicas dos jogos, com bibliotecas prontas para serem usadas. Basta ter um pouco de conhecimento em raciocínio lógico para resolver problemas. Porém, se você sabe programar, vai ser muito mais fácil desenvolver o seu próprio jogo. 

Neste artigo você aprenderá: 

  • 8 jogos em JavaScript 
  • Engines de jogos em Javascript
  • Como criar jogos em JavaScript

É possível fazer jogos com JavaScript?

Não só é possível, como muitos jogos são desenvolvidos em JavaScript. A linguagem JavaScript é capaz de criar funções interativas em documentos HTML. Além disso, permite mais flexibilidade na criação de jogos, já que integra recursos de página web.

Os jogos JavaScript são mais baratos de criar e distribuir, sem contar que uma página web pode ser o canal para divulgar o jogo. Como tem funções de documentos HTML, também garante segurança para quem compra o jogo. 

8 jogos em javascript que você com certeza conhece:

Você pode ter jogado sem saber que ele era em JavaScript. A lista de games é bastante grande e envolve desde jogos muitos simples e com gráficos ainda mais simples, até jogos complexos. A comunidade gosta tanto da brincadeira que até fazem releituras de jogos famosos em JavaScript, como vamos ver na lista a seguir.

Command & Conquer

Um dos clássicos da metade da década de 90 é o Command & Conquer, um dos pioneiros do gênero de estratégia em tempo real (RTS). O jogo mais conhecido desse gênero é o Age Of Empires. Command & Conquer é um jogo que domina territórios com estratégias de guerra em cenários dinâmicos. O jogo foi até remasterizado e hoje tem gráficos e funcionalidades impressionantes. Feito em JavaScript. 

Diablo 2

Outro sucesso dos anos 90 é o game Diablo 2. Criadores fizeram uma versão simplificada do jogo multiplayer. Um pequeno pedaço da criação em hack and slash, onde mapas extensos e missões com muita ação são garantidas. 

Space Invaders

O Space Invader é um jogo de plataforma em que uma espaçonave, controlada por você, viaja pelo espaço sideral enfrentando outras naves e seres desconhecidos. Reconheceu esse jogo? Ele foi desenvolvido em JavaScript. 

Skifree

Esse jogo foi uma febre quando foi lançado. um esquiador controlado por você desce uma montanha e precisa desviar dos obstáculos. Você se aventura no Skifree? A interação do jogo é feita através de desenvolvimento em JavaScript. 

Asteroids

Desviar de asteroides é o desafio da sua nave. O jogo é simples, com gráficos também simples e a jogabilidade é fácil. Porém, se engana quem acha que o jogo, em si, é fácil. Desviar dos asteroides pode ser um desafio. 

Asterois é um bom exemplo da simplicidade que os jogos JavaScript podem ter, sem deixar de lado o que mais importa: a diversão na hora de jogar. 

Mortal Kombat

Mortal Kombat fez tanto sucesso como game que virou até filme. No jogo, dois adversários que lutam artes marciais se enfrentam em uma batalha mortal. Acontece que a versão clássica, lá do videogame, virou um jogo multiplayer igual ao da década de 90, desenvolvido em JavaScript. 

Pacman

Pacman é um jogo popular e fácil de jogar, basta comer as bolinhas dentro de um labirinto e não encostar nos fantasmas. A jogabilidade é simples com o personagem principal andando em quatro direções com paredes como limite. Pacman é outro exemplo de como é possível programar jogos em JavaScript 

SimCity

Neste jogo nostálgico, o jogador cria a cidade como quiser. E não são poucas opções. É possível construir prédios, ruas, praças, pontes. E ele é desenvolvido em JavaScript. 

Engines de jogos em Javascript

Além dos personagens, do cenário e das interações entre eles, os jogos também tem sons, animações, os movimentos físicos e esses elementos são as engines dos jogos. Essas engines possuem estrutura própria, com bibliotecas prontas para usar. 

MelonJS

O MelonJS é uma biblioteca interessante, é leve, simples e gratuita. Para se ter uma ideia, alguns dos recursos nativos do MelonJS são suporte de áudio HTML5 e efeitos de transição criação de mapas, para citar dois mais simples. Entretanto, a lista da biblioteca é extensa. Veja um exemplo de jogo desenvolvido em MelonJS

PlayCanvas

O Play Canvas também é gratuito e permite criar jogos em 2D e 3D. O Play Canvas é bastante utilizado em jogos multiplayer e tem gráficos interessantes. Ele pode ser usado para elaborar projetos de arquitetura também, como tem opções na biblioteca. 

ImpactJS

É uma das engines mais usadas em jogos HTML5. Ela é leve, fácil de usar e aprender. Além disso, tem editor próprio, ferramentas de debug e testes de performance. 

A comunidade que desenvolve com ImpactJS também é bastante ativa, o que faz com que as atualizações sejam constantes. 

Phaser

Além de jogar direto pelo navegador, com o Phaser, é possível programar também. Com essa "engine" não é preciso baixar nada e o arquivo é salvo na nuvem. A Phaser também é gratuita e bastante utilizado pela comunidade no github (hospedagem de código-fonte).

Como criar um jogo em JavaScript

Programar um jogo do zero pode assustar, porém com a linguagem em JavaScript, o processo pode ser divertido. Com um bom raciocínio lógico é possível. 

Além da linguagem de programação que vai ajudar no desenvolvimento do jogo, o JavaScript possibilita integração com bibliotecas de diferentes engines que podem facilitar na criação do jogo. 

Se você tem interesse em programar, não só em JavaScript, mas se tornar um Programador Full Stack, recomendo que você conheça o curso da Kenzie

Conclusão

Uma das linguagens de programação mais usadas, o JavaScript é um poderoso criador de jogos. Por ser facilmente integrado, ele é uma opção versátil.

A lista de jogos criados com JavaScript inclui versões de Pacman, Mortal Kombat, SimCity, entre outros. Ou seja, não só é possível programar jogos em JavaScript, como muitos jogos são. 

Os jogos em JavaScript são jogados no navegador, sempre na melhor qualidade possível para o jogador, e não precisam ser instalados, nem baixados, uma vantagem e tanto em tempos em que tudo é armazenado em nuvem. Se é bom para o jogador, é bom para o desenvolvedor. 

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de entrar na área de programação, eu recomendo que você faça a sua inscrição para a próxima turma na Kenzie Academy Brasil.