Lógica de programação: o que é e por que é importante?

Lógica de programação: o que é e por que é importante?

Tudo o que fazemos segue uma sequência lógica.

Na grande maioria das vezes, não nos damos conta disso, mas ao fazer uma análise do nosso cotidiano, podemos compreender como todas as nossas ações são consequência de uma cadeia de outras ações menores que nos levaram até uma atitude final.

Quer ver?

Vamos tomar como exemplo o café que tomamos de manhã.

Quando perguntam como tomamos nosso café, a maioria de nós responde que, ao acordarmos, preparamos o café com auxílio de uma cafeteira elétrica, colocamos ele em uma caneca e o tomamos.

Mas, ao destrinchar este processo, somos capazes de estipular uma sequência de passos que nos levaram ao ato final de beber este café. Esta sequência pode ser:

  • Ao acordar, levanto da cama;
  • Após levantar da cama, desço as escadas;
  • Após descer as escadas, entro na cozinha;
  • Após entrar na cozinha, pego o pó de café no armário;
  • Após pegar o pó de café, o coloco dentro da cafeteira;
  • Após colocar o pó na cafeteira, jogo água no compartimento específico;
  • Após inserir todos os ingredientes na máquina, aperto o botão de ligar;
  • Quando o café está pronto, pego a garrafa;
  • Após pegar a garrafa, despejo o café dentro de uma caneca;
  • Após colocar o café na caneca, bebo o café.

Se detalharmos ainda mais este processo, é possível incluir mais passos dentro desta sequência.

Não estamos acostumados a pensar desta maneira sobre nossas atividades cotidianas, mas, quando falamos de programação, estipular uma sequência de etapas é um procedimento muito importante e necessário, uma vez que, diferente de nós, seres humanos, os computadores não são capazes de prever nenhum comportamento.

Quando queremos resolver um problema, desenvolver um software, criar um jogo ou executar qualquer ação por meio de um código, precisamos estipular quais passos o computador deverá seguir para chegar ao nosso objetivo final.

À maneira de pensar logicamente para estipular sequências de passos para a resolução de um problema, damos o nome de lógica de programação; à sequência narrativa desses eventos, damos o nome de algoritmo.

O que é lógica de programação?

Lógica de programação é a organização coesa de uma sequência de instruções voltadas à resolução de um problema, ou à criação de um software ou aplicação.

A lógica de programação é o conhecimento anterior a qualquer outro quando falamos em desenvolvimento web porque é a partir dele que os aprendizados posteriores, como por exemplo o das linguagens de programação, farão sentido.

Cada linguagem tem suas próprias particularidades, como sua sintaxe, seus tipos de dados e sua orientação, mas a lógica por trás de todas é a mesma.

Em outras palavras, dominar a lógica de programação é a porta de entrada para tornar-se um programador completo, seja em front-end ou em back-end.

Preciso gostar de matemática para aprender lógica de programação?

A primeira orientação para quem deseja aprender lógica de programação é iniciar pelas bases, portanto, deve gostar de matemática, principalmente na parte de lógica. Inclusive, existem diversos livros do ensino fundamental que possuem atividades de lógica aplicada e este seria um bom ponto de partida para esse aprendizado! 

Everybody in this country should learn how to program a computer because it teaches you how to think." - (Todo mundo neste país deveria aprender a programar porque isso te ensina a pensar)

A frase acima foi dita por Steve Jobs e está cheia de sentido.

É muito comum que muitos estudantes de programação se perguntem por que a lógica de programação é tão importante.

A lógica de programação é importante porque é ela quem nos dá as ferramentas necessárias para executar o processo mais básico no desenvolvimento de alguma aplicação: a criação de seu algoritmo.

Antes de criar um software do zero, ou de resolver um problema de um já existente, é necessário descascá-lo até chegarmos ao seu núcleo.

Em outras palavras, precisamos compreendê-lo completamente, desde suas funções a seus objetivos finais — ou seja, pesquisar, rascunhar, dominá-lo na íntegra.

Abaixo, vou deixar alguns aspectos do nosso trabalho e da nossa vida que se beneficiam profundamente da plena compreensão dos conceitos de lógica da programação!

Organização

Ao aprendermos a pensar logicamente, tendemos a uma maior organização de alguns processos.

Seja em nossos ambientes pessoais ou dentro de nossa mente, a ordem é fator determinante para que possamos render mais e ser mais produtivos ao realizar nossas tarefas.

Com lógica de programação, a sua maneira de pensar irá mudar e, com isso, seus processos externos também serão positivamente impactados.

Raciocínio lógico

O raciocínio lógico de um programador é uma de suas maiores ferramentas de trabalho.

Uma máquina é incapaz de compreender ordens não-lógicas, do mesmo modo que são incapazes de raciocinar sobre regras dispostas de maneira desordenada.

E é para isso que a lógica de programação existe: ao aguçar o raciocínio lógico do programador, ele está mais próximo da maneira de pensar de um computador e, portanto, mais habilidoso na hora de desenvolver um código eficiente.

Quanto mais capazes de compreender as coisas ao nosso redor de maneira técnica nós formos, mais eficiente será nosso raciocínio lógico.

Resolução de problemas

Nem só de criação vive um programador; a resolução de problemas também é muito comum em sua jornada de trabalho.

Sob essa perspectiva, podemos dizer que a programação também pode ser entendida como o processo de dividir um problema complexo em pequenas partes para, então, resolvê-las gradualmente a partir de trechos de código.

Sem lógica da programação isso não seria possível, uma vez que o desenvolvimento de um algoritmo de resolução de problemas depende diretamente dela.

Concentração

Como eu disse há pouco, quando nossa maneira de pensar muda, mudam também as formas com que executamos nossos processos externos.

A concentração, por exemplo, é um deles.

Se você tem problemas em atingir um bom nível de concentração na hora de trabalhar ou estudar, compreender lógica de programação pode te ajudar.

Isso acontece porque, quanto mais claras as ações que precisamos desempenhar para atingir determinados objetivos, podemos ordená-las e executá-las, uma a uma, de maneira mais categórica e, por consequência, com mais concentração.

Entender a tecnologia

Já dissemos hoje que os computadores são incapazes de compreender ordens subjetivas e que não estejam estritamente ordenadas de acordo com a sua maneira de compreender, não é mesmo?

A partir disso, podemos concluir que, ao estudar lógica de programação, estamos estudando também a maneira como a tecnologia funciona de modo geral. Isso porque todos os processos existentes em TI dependem de um código que os sustenta.

Consequentemente, entender a lógica da programação é um caminho muito eficaz para compreender a tecnologia como um todo.

Qual a maneira mais fácil de aprender?

Não existe caminho fácil para nenhum tipo de aprendizado, mas na hora de estudar lógica de programação, investir em uma escola de programação que oferece o suporte de um time de ensino especializado pode otimizar e agilizar a sua curva de aprendizagem!

Na Kenzie Academy Brasil, você aprende lógica de programação e muito mais, em um curso de programação full stack e, em apenas 12 meses, está capacitado para atuar no front e back-end.

E o melhor: você ainda tem a opção de só pagar pelo curso após a sua conclusão, quando já estiver no mercado de trabalho, com uma remuneração mínima de  R$ 3 mil por mês. Conheça o método de pagamento ISA (Income Share Agreement).

Onde praticar programação?

É considerado ideal que se inicie colocando em prática algo que já esteja em sua mente. Podendo ser um site, jogos ou até mesmo alguma ferramenta de que você necessite.

Existem muitas opções, como por exemplo, recriar jogos ou criar um gravador de áudio. 

Porém, se você está iniciando na programação, você precisa além de ideias, de instrução para realizar e colocar em prática! Para isso você deve aproveitar o suporte dos instrutores da Kenzie, em cada etapa do seu desenvolvimento, eles estarão com você.

Inclusive, em nosso perfil do LinkedIn, já divulgamos diversos projetos de alunos, aproveite para dar uma olhada e se inspirar!

5 dicas para quem está começando a programar

Existem muitas dicas que o time da Kenzie, com certeza gostaria de transmitir para os iniciantes na área de programação, mas para simplificar, confira abaixo 5 dicas essenciais:

  1. Não espere dos outros

Faça você mesmo a sua jornada valer a pena, comece agora, converse com colegas da área, mas faça o seu sucesso ser a sua própria motivação!

  1. Os erros são essenciais na jornada

Não se puna por erros, afinal errar é normal e todos erram, principalmente no começo de uma nova profissão e na verdade isso é até importante pro seu crescimento. Então, faça estágios, questione seus mentores de ensino e se jogue no conhecimento.

  1. Estude o tempo todo

Já foi citado em diversos conteúdos aqui no blog o quanto estudar é algo contínuo na vida de um programador(a), afinal existem diversas linguagens para se aprender, vários caminhos que podem ser trilhados e quanto mais conhecimento você tiver, melhores serão as suas oportunidades dentro do mercado de trabalho. Então, estude e estude mais!

  1. Seja persistente e não desista no caminho

Em qualquer jornada de aprendizado você enfrentará dificuldades, algumas serão menores e outras serão maiores. Porém, não desista, o processo pode até ser longo, mas valerá a pena.

  1. Curta todo o processo

Um processo de aprendizagem envolve muito mais do que só desenvolver competências e habilidades. Esse processo engloba experiências únicas e valores que você levará por toda a vida. E com certeza, esse momento deve ser aproveitado.

Conclusão

Se você está buscando maneiras de tornar-se um desenvolvedor, não tente inventar a roda: comece pelo início e, ao dominar os conceitos de lógica de programação, você estará totalmente apto a voltar seus estudos para as primeiras linguagens de programação.

E lembre-se: aproveite a jornada de aprendizagem para se desenvolver e trilhar uma jornada incrível como profissional na área da tecnologia!

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de entrar na área de programação, eu recomendo que você faça a sua inscrição na Kenzie Academy Brasil. Estude Desenvolvimento Full Stack e só pague quando estiver formado. Faça já a sua inscrição.