As melhores linguagens de programação para aprender em 2022

As melhores linguagens de programação para aprender em 2022


Se você está iniciando na programação, provavelmente quer saber qual linguagem aprender primeiro em 2022. Neste conteúdo serão apresentadas as principais características das linguagens de programação separadas por categoria. O objetivo deste texto é te orientar sobre qual linguagem de programação escolher para começar a programar ou até mesmo para qual mudar. Você também poderá avaliar qual a linguagem mais fácil de aprender e conseguirá definir qual delas aprender primeiro no ano de 2022.

O que é JavaScript?

O JavaScript foi criado em 1995 pelo programador Brendan Eich e é uma das linguagens mais populares no desenvolvimento web. Repleta de recursos, é de fácil execução e pode ser aplicada a partir de um navegador de internet. É considerada uma linguagem de alto nível, isso significa que não usa codificações mais tradicionais de máquinas, como de “0” a “1”. Códigos criados em JS são desenvolvidos para uma linguagem mais humana, de fácil interpretação, permitindo que o programador use tanto a programação imperativa, procedural e a orientada a objetos. 

Por que aprender JavaScript é importante?

Um dos primeiros motivos para se aprender JS é que essa linguagem é uma das mais utilizadas entre os desenvolvedores. E por isso, a demanda por profissionais da área é sempre alta, gerando uma taxa significativa de empregabilidade. Um outro motivo que pode ser considerado a razão dela ser tão utilizada, é de que essa linguagem é uma das mais fáceis de aprender. Portanto, para quem é iniciante na programação, ela é ideal. Outro ponto importante e motivador para aprender a programar em JS é a remuneração atrativa.

Por ser uma linguagem fácil e rápida para aprender, existe bastante demanda disponível no mercado de trabalho e com uma remuneração considerável. 

Como é o mercado de trabalho para quem programa em JavaScript?

Conforme citado anteriormente, existe uma taxa alta de empregabilidade para esse ramo. Primeiramente é importante ressaltar a flexibilidade do mercado de trabalho para o programador JS, é interessante que esse profissional saiba o básico de front e back-end, pois mesmo que atue de um lado é legal essa compreensão do que acontece do outro. As ofertas nesse segmento variam, aumentando o leque de modelos de serviços. É um mercado generoso, porém quanto mais você estudar e se especializar, melhor será o seu ganho na área. Afinal, tanto as linguagens quanto as ferramentas, evoluem rapidamente e é necessário acompanhar o ritmo para não ficar para trás.

O que é Python?

Python é uma linguagem de programação que foi criada no final da década de 1980, pelo pesquisador hôlandes Guido Van Rossum. Essa é uma linguagem de programação de alto nível — ou High Level Language —, dinâmica, interpretada, modular, multiplataforma e orientada a objetos — uma forma específica de organizar softwares onde, a grosso modo, os procedimentos estão submetidos às classes, o que possibilita maior controle e estabilidade de códigos para projetos de grandes proporções.

O Python foi criado com o objetivo de otimizar a leitura de códigos e estimular a produtividade de quem os cria, seja este um programador ou qualquer outro profissional.

A ideia surgiu, como quase todas as boas ideias, de uma necessidade: a de economizar tempo no desenvolvimento e melhorar a eficiência em um projeto desenvolvido no instituto onde Guido era pesquisador.

O que pode ser feito em Python?

Já sabemos que o Python é uma linguagem muito popular, mas abaixo você irá conhecer mais detalhadamente sobre algumas de suas utilizações.

Scripting e automatização:

Automatizar tarefas é um dos maiores objetivos de um profissional de tecnologia.

E desenvolver scripts de automação com Python é totalmente possível e rápido graças às suas várias bibliotecas nativas, disponíveis junto com sua instalação.

Desenvolvimento web:

Uma das aplicações mais comuns do Python é o desenvolvimento de aplicações para web. Desde sites simples até ERPs capazes de administrar empresas e realizar vendas de produtos e serviços.

Enquadramento de testes:

Se o momento de realizar testes era um momento desagradável no seu dia de trabalho, saiba que com o Python a sua vida será muito mais animada. Ele possui um grande volume de estruturas de testes integradas, além de diversos módulos voltados exclusivamente para o enquadramento de testes.

Então, utilizar o Python é poder ter a certeza que sua aplicação poderá ser testada com muita eficiência. Isso justifica o motivo dos desenvolvedores de software em Python adorarem utilizar TDD (Test Driven Development), trazendo mais segurança e confiança aos seus projetos. 

Como é o mercado de trabalho para quem programa em Python?

As empresas estão buscando cada vez mais programadores em Python para atuar em distintas áreas como: Inteligência Artificial, análise de dados, computação gráfica, big data, automação e desenvolvimento de dados

Confira abaixo algumas áreas de atuação para um desenvolvedor em Python:

  • Indústria de jogos;
  • Testes web;
  • Administração de sistemas;
  • Programação;
  • Mobile;
  • Protótipos de Sistemas.

Existe uma grande falta de programadores em Python no mercado de trabalho, o que acaba sendo refletido diretamente nos salários pagos. Em relação a setores, os com maior número de vagas são da área de TI, inteligência empresarial e marketing digital.

O que é Java? 

Java é uma linguagem de programação orientada a objetos, que é capaz de desenvolver softwares que rodam em diferentes sistemas operacionais sem que seja necessário modificá-los. O código Java também tem como principais características uma sintaxe semelhante a C/C++, vasta biblioteca de rotinas e APIs para atuar com recursos de rede e um ótimo gerenciamento automático de memória. Diferente de outras linguagens de programação, o software não é compilado em “código nativo” para ser executado diretamente pelo computador, mas sim em um código intermediário chamado “bytecode”, que então é interpretado e executado pela máquina virtual Java (JVM, na sigla em inglês).

Qual a diferença entre Java e JavaScript?

Java e JavaScript são linguagens de programação orientadas a objetos, mas ambas possuem distintos campos de atuação. Descubra as diferenças-chave entre o Java e o JavaScript:

  • Java é uma linguagem de programação OOP, ao passo que Javascript é uma linguagem de scripts OOP.
  • Java cria aplicações executadas em uma máquina virtual ou em um browser, ao passo que o código JavaScript é executado apenas em um browser.
  • O código Java precisa ser compilado, ao passo que os códigos JavaScript estão totalmente em texto.
  • Eles requerem plugins diferentes.

Como é o mercado de trabalho para quem programa em Java?

De acordo com a nossa parceira GeekHunter, geralmente um desenvolvedor java avalia os requisitos, define tecnicamente e desenvolve os módulos (APIs, componentes e microsserviços) para aplicações modernas em linguagem orientada a objetos ou funcional envolvendo conceitos de microsserviços, observabilidade e containers utilizando recursos de Cloud Providers. Dentre outras funções.

O que é PHP?

Resumidamente, PHP é uma linguagem de programação de script, criada para comunicações do lado do servidor. Sendo capaz de lidar com várias funções de back-end, como coletar formulários de dados, gerenciar arquivos do servidor, modificar base de dados, etc.

Esta linguagem é mais utilizada para desenvolvimento na web. Isso ocorre devido a um de seus recursos: a habilidade de ser integrado em um arquivo HTML.

Com o PHP você pode criar aplicações para efetuar alguma tarefa que o usuário determinar. Essas aplicações são compiladas dentro de um servidor chamado de server-side, ou script do lado do servidor – termo tradicional que é muito utilizado por programadores quando falamos em PHP. 

O PHP é uma excelente linguagem de script para ser utilizada, abaixo você descobrirá 4 motivos para aprender essa linguagem:

  1. Grande comunidade: se tiver algum problema, há muitos blogs sobre PHP na internet;
  2. Linguagem fácil de aprender: ela tem ótima documentação sobre suas funções junto de exemplos;
  3. Baixo custo: ela é de código-aberto então você pode usá-la de forma gratuita;
  4. Muito utilizada: ela é muito utilizada para a criação de plataformas como e-commerce, blogs, redes sociais, entre outros.

Quais as características da linguagem PHP?

É uma linguagem que possui uma execução rápida e exige poucos recursos do sistema. Também é muito estável, pois utiliza seu próprio sistema de gerenciamento de recursos e possui um método eficaz para manipular variáveis. Devido a grande semelhança com a linguagem C, PHP torna-se muito simples para programadores que possuam experiência anterior nesta linguagem, ou em Java/JavaScript, possibilitando que eles se adaptem rapidamente. Por se tratar de um produto de código fonte aberto, muitos dos textit{bugs} que surgem são corrigidos rapidamente pela grande comunidade que dá suporte e desenvolve a linguagem.

Como é o mercado de trabalho para quem programa em PHP?

Um desenvolvedor(a) que atua com PHP, pode trabalhar tanto em startups quanto em grandes empresas e também realizar trabalhos freelance. Existe uma boa demanda de vagas, pois é uma linguagem muito utilizada, então quanto mais necessário for o seu serviço, maior será a sua remuneração. 

O que é TypeScript?

O Typescript foi criado com o intuito de incluir recursos que não estão presentes no JavaScript. Por meio dele é possível definir a tipagem estática, parâmetros e retorno de funções. O nome TypeScript surgiu da combinação de palavras “JavaScript” + “Type”( “Tipo” em português), representa a sua finalidade mais importante: a tipagem estática, na qual possibilita programar tanto do lado do cliente (client-side), como no lado do servidor (server-side). Ele eleva o nível de produtividade e garante o desenvolvimento de aplicações complexas, eficazes e seguras. 

Qual a diferença de JavaScript para TypeScript? 

A primeira diferença entre o JS e o TypeScript, é que no TS existe uma tipagem estática e no JS uma linguagem dinâmica. Além disso, o TypeScript possui um funcionamento voltado a orientação de objetos, já no JavaScript existe uma programação estruturada na linguagem. Além disso, o Typescript é uma linguagem compilada e que transpila para Javascript.

Como é o mercado de trabalho para quem programa em Typescript?

Ao que tudo indica alguns programadores gostam muito dessa linguagem, pois ele possui uma facilidade principalmente em grandes projetos e quando estão atuando em equipe. Criada pela Microsoft, o TypeScript está provando ser uma escolha comum entre os desenvolvedores ASP.NET. Não se trata de uma linguagem completamente nova, mas sim um superset (ou superconjunto) do JavaScript.

Um ponto favorável para trabalhar com o TypeScript é que para os tipos de dados mais usados no HTML, ele implementa as interfaces, permitindo que acessem diretamente os tipos de elementos HTML. A utilização de TypeScript em aplicações onde se tem intenso uso de JS permite que o código seja melhor estruturado, e que as melhores práticas e técnicas de programação sejam utilizadas. 

O TypeScript foi eleita a 2ª linguagem de programação mais amada na pesquisa Stack Overflow 2020 Developer. Sendo assim, a taxa de empregabilidade para quem programa em TS também é alta. 

Conclusão

Neste conteúdo você conseguiu observar que existem algumas linguagens mais conhecidas na programação e que cada programador acaba tendo uma preferência. Se você está iniciando na área, provavelmente em breve já poderá definir com qual linguagem você gostaria de atuar. E é notável que todas são importantes. E quando falamos em empregabilidade, é importante lembrar que quanto mais especializações você tiver, melhor será o seu currículo, aumentando suas opções no mercado de trabalho. Inclusive temos um conteúdo mais detalhado aqui no blog referente aos cargos e salários na área de TI.

Além de que, tudo vai depender do projeto em questão e se ele será feito em equipe ou se fará sozinho(a).

O ano está quase chegando ao fim e agora você já sabe quais as melhores linguagens de programação para aprender em 2022. Porém, não fique apreensivo, pois aqui na Kenzie Academy Brasil temos profissionais além das aulas e eles estão disponíveis para responder suas dúvidas no menor tempo possível.


Se você gostou desse conteúdo e gostaria de entrar na área de programação, eu recomendo que você faça a sua inscrição na Kenzie Academy Brasil. Estude Desenvolvimento Full Stack e só pague quando estiver formado. Faça já a sua inscrição.

0

Escreva o primeiro comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *