O que é meta charset= "utf-8" e para que serve?

O que é meta charset=”utf-8″ e para que serve?


O que significa meta charset= utf-8?

A tag meta charset=”UTF-8″ é uma tag meta utilizada para comunicar aos navegadores qual é o formato de codificação de caracteres utilizado naquele documento.

Em outras palavras, essa tag serve para que os navegadores saibam como devem renderizar os textos incluídos em uma página específica.

Essa tag é importante para que usuários localizados em diferentes países possam visualizar páginas cujo idioma contenha caracteres especiais sem a exibição de erros.

De todas as codificações existentes, a mais popular é a UTF-8, que representa um maior número de idiomas e caracteres.

Abaixo, explicaremos de forma mais detalhada os motivos desta tag ser tão importante em HTML.

Vamos lá?

A tag meta

Em primeiro lugar, esta tag é uma tag meta. Mas o que isso significa?

As tags meta são muito utilizadas porque são elementos capazes de definir qualquer tipo de informação em HTML.

Essas informações, chamadas de metadados, podem ser o título da página, sua descrição, seu nome e quaisquer outras informações a respeito de uma página que deva ser informada ao navegador.

O que é o atributo charset?

Logo após o atributo meta, temos o atributo charset: é ele quem define que a informação a ser comunicada pelo atributo meta é um formato de codificação.

Uma vez que a tag meta pode comunicar qualquer informação ao navegador, é importante que haja um atributo especificando qual informação está contida naquela linha.

Neste caso, ela é definida pelo atributo charset.

O que é o utf-8?

O terceiro elemento da tag meta charset=”UTF-8″ é o UTF-8: o elemento que caracteriza a informação que está sendo comunicada ao navegador.

Neste caso, ao utilizar a tag meta charset=”UTF-8”, estamos informando ao navegador a informação de que a codificação daquela página é a UTF-8, o padrão de codificação mais utilizado, também chamado de Unicode — ou Conjunto de Caracteres Codificados Universal.

Esse padrão uniformiza as informações ao redor do mundo fazendo com que os navegadores renderem todos os conteúdos a partir das regras estabelecidas pelo UTF-8.

Qual a diferença entre as codificações UTF-8 e ASCII?

A codificação ASCII, ou American Standard Code for Information Interchange, é uma codificação bastante popular também, mas que lida somente com letras do alfabeto americano, do idioma inglês.

Isso significa que ela não comporta letras acentuadas, por exemplo, e nem tampouco caracteres especiais de idiomas orientais, como o russo e o japonês, por exemplo.

Para aumentar as possibilidades do ASCII e atender às necessidades de outros idiomas, algumas extensões foram desenvolvidas para serem usadas junto com essa codificação, mas não foi o suficiente.

Em contrapartida, o Unicode veio para atender o maior número possível de idiomas, praticamente universalizando a codificação de informações, incluindo até mesmo emojis e outros símbolos.

Por que o meta charset= utf-8 é usado?

Como você deve estar imaginando, essa tag é muito importante no código fonte de uma página e sua não utilização pode acarretar diversos problemas de renderização ao longo da página, inclusive impedindo que usuários em outros países possam visualizar determinados conteúdos.

Se você está desenvolvendo um site, não se esqueça de configurar corretamente a tag meta charset=”UTF-8″.

A importância do HTML para a programação

Apesar de não ser propriamente uma linguagem de programação, mas sim uma linguagem de marcação, o HTML é extremamente importante para a programação.

Além de ter sido uma das tecnologias que ajudou a solidificar as bases da internet como a conhecemos hoje, suas evoluções tornaram-se cada vez mais úteis na hora de estruturar as mais diversas páginas.

É graças ao HTML que diferentes componentes visuais são estruturados dentro de um conteúdo e que informações sobre a página são comunicadas aos navegadores, como a informação sobre a qual tratamos neste conteúdo.

O HTML também é uma linguagem extremamente versátil que foi se desenvolvendo ao longo do tempo, estando hoje em sua quinta versão, o HTML5.

Como declarar charset em HTML?

A tag meta charset=”UTF-8″ pode ser declarada com muita facilidade por qualquer programador ou programadora, inclusive os mais iniciantes.

Para declará-la, basta inserir uma linha de código dentro da tag <head> do seu documento, uma das primeiras em HTML.

Dentro da tag <head>, inclua uma linha com a tag:

<meta charset=”UTF-8″/>

Pronto! Seu charset está declarado.

Compatibilidade do meta charset=“utf-8” com navegadores

Para que o meta charset=”UTF-8″ seja compatível com diferentes navegadores, será preciso configurá-lo de maneira padrão para novos documentos.

É preciso que o texto seja salvo dentro da mesma codificação especificada para o documento, ou seja, a UTF-8. Caso isso não seja feito, a página web não funcionará caso haja caracteres especiais.

Conclusão

Conforme apresentado aqui no texto, podemos concluir que a tag meta deve estar sempre dentro da tag head e representa vários tipos de metadados. E que metadados são informações que descrevem o conteúdo do seu arquivo. Ou seja: dados sobre seus dados. E o atributo charset serve para indicar o formato de codificação de caracteres utilizado no documento.

Agora que você já sabe a importância da tag meta charset=”UTF-8″, atente-se sempre à sua utilização correta em cada página que você programar!

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de entrar na área de programação, eu recomendo que você faça a sua inscrição na Kenzie Academy Brasil. Estude Desenvolvimento Full Stack e só pague quando estiver formado. Faça já a sua inscrição.

0

Escreva o primeiro comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *