método pomodoro de estudo

Método Pomodoro de estudo: como funciona?


Organizar os estudos não é uma tarefa fácil para quem tem pouco tempo, não é verdade?

Mas conciliar trabalho, vida pessoal, cuidados com a casa e com filhos e, ainda por cima, ter disposição para estudar faz parte da realidade de muitos brasileiros. 

Pensando nesse cenário, aproveitar todo o tempo de maneira produtiva é essencial. Existe um método que pode te ajudar a aumentar a sua produtividade: é o método pomodoro!

O que é o método pomodoro?

O método foi criado pelo consultor e programador Italiano Francesco Cirillo, na década de 1980, quando ele ainda estava na faculdade. 

Ele buscava encontrar uma maneira de produzir mais, em menos tempo, e com menos esforço. Assim, ele chegou a um método que chamou de pomodoro em referência aos cronômetros de cozinha em formato de tomate (pomodoro = tomate em italiano).

Mas você deve estar se perguntando afinal de contas em que de fato consiste essa técnica?

A técnica basicamente consiste em intercalar períodos de estudo ou trabalho com curtos períodos de descanso.

Como aplicar o método pomodoro no seu dia a dia

  1. Anote todas as tarefas que você precisa realizar no dia por ordem de prioridade;
  2. Inicie a  primeira tarefa e trabalhe nela sem parar por 25 minutos;
  3. Após o bloco de 25 minutos faça uma pausa de 3 à 5 minutos. 
  4. Após 4 blocos de 25 minutos você deve fazer uma pausa maior  entre 10 e 15 minutos.

Benefícios do método

Dividir tarefas grandes e difíceis em pequenas partes e intercalá-las com pequenos intervalos ajuda a melhorar a agilidade mental e a melhorar o foco, pois o cérebro humano só é capaz de manter atenção plena por curtos períodos de tempo.

Os intervalos com tempo pré-definido impedem que você se distraia, mais do que o necessário, para descansar a mente!

Home office e o planejamento das tarefas

Uma parte muito importante desse método é a listagem das tarefas que você deve realizar durante o dia e é primordial que esse passo seja realizado da maneira correta. Pode parecer que essa é uma tarefa simples, mas nem todo mundo consegue realizá-la com tanta facilidade. 

Quando você tem uma rotina pré-estabelecida pela sua escola, curso ou trabalho essa parte da organização do seu dia muitas vezes já vem mais ou menos pronta para você e não exige muito esforço.

Mas se você, pela primeira vez, precisa definir uma rotina de trabalho sozinho, eu posso compartilhar com você algumas dicas que devem ajudar muito nesse processo!

 Eu demorei mais de um ano até aprender a organizar minha rotina sozinha e não quero que você demore todo esse tempo. Então guarde bem essas dicas:

  • Primeiro de tudo: você deve pensar no tempo que você tem disponível durante o dia. É muito fácil superestimar o tempo e acabar listando tarefas demais e com isso não conseguir realizá-las até o final do dia e acabar se frustrando ou listar poucas tarefas com medo de não dar conta de tudo e acabar não aproveitando o tempo de maneira eficiente. Por isso tente cronometrar as tarefas que você normalmente realiza durante a semana para ter uma visão mais precisa da quantidade de tarefas que você consegue realizar no dia;
  • Não se preocupe com o tempo que seus colegas levam para fazer essas tarefas, concentre-se em você e no seu ritmo;
  • Intercale tarefas de alta complexidade com tarefas de baixa complexidade, assim você tem um tempo de menor esforço mental, entre uma tarefa complexa e outra, e poupa energia;
  • Comece o dia pela tarefa de maior prioridade e menos  interessante, pois ao longo do dia vamos ficando cansados e acabamos deixando de lado aquelas tarefas chatas que não queremos fazer de jeito nenhum. Por exemplo, se você tem que entregar dois trabalhos no mesmo dia, ambos têm a mesma prioridade, mas qual deles você tem menos interesse em fazer?
  • Não marque uma tarefa como concluída até que ela realmente esteja concluída, iniciar uma tarefa não significa que vamos conseguir concluí-la até o final do dia;
  • Deixe uma margem de segurança se possível. Imprevistos podem acontecer com qualquer um a qualquer momento, mas se você se planeja deixando uma margem de segurança no seu tempo de trabalho, você consegue concluir suas tarefas no prazo mesmo tendo ocorrido imprevisto. A sua margem de segurança pode ser deixar um dia livre ou com menos tarefas, por exemplo.

Método Pomodoro funciona para quem trabalha com programação?

Sim, a melhor parte do método é que ele pode ser adaptado a qualquer pessoa independente de idade, se está estudando ou trabalhando e qual profissão ela exerce.

O tempo das sessões de trabalho e descanso podem ser adaptadas as suas necessidades!

Acha 25 minutos pouco tempo ? Pode aumentar. Acha 20 minutos de descanso muito? Pode diminuir. O importante é que os blocos não sejam muito longos e nem muito curtos, o ideal é você ir testando o que funciona melhor para você de acordo com a sua rotina. 

Eu mesma cheguei a conclusão de que blocos de 30 minutos de trabalho funcionam melhor para mim, pois o modo como eu divido as tarefas do dia, 25 minutos acabam quebrando uma tarefa em mais de um pomo (nome dado ao período de trabalho), mas não o suficiente para utilizar dois pomos e isso interferia negativamente no meu fluxo de trabalho, mas essa adaptação só funcionou depois de eu tentar várias outras opções

Então não se preocupe se o método não funcionar de primeira para você, o importante é continuar tentando descobrir o melhor modo de aplicá-lo a sua vida.

Dicas importantes: 

  • Quando estiver trabalhando na sua tarefa não interrompa antes dos 25 minutos, você deve estar 100% focado nesse período ;
  • Nos intervalos o ideal é você realizar alguma tarefa que não exija muito esforço mental, como tomar um café, ver seu pet…
  • Caso se lembre de alguma tarefa importante no meio do seu período de trabalho, anote-a e volte ao que estava fazendo.

Conclusão

Saber administrar o seu tempo é uma skill muito importante no mundo da tecnologia, onde tudo acontece muito rápido.

Então se você tem dificuldade com isso ou nunca pensou muito sobre esse assunto, que tal começar agora mesmo?

 Existem vários aplicativos que administram o método pomodoro para você, depois é só colocar a mão na massa! Anote suas tarefas e organize seu dia, não precisa se preocupar se não sair tudo perfeito nos primeiros dias, aos poucos você vai descobrindo qual a melhor rotina para você e não se esqueça: o foco deve estar em você e no seu ritmo de trabalho, NADA DE COMPARAÇÕES.

Boa organização nos seus estudos!

Leia também:

0

Escreva o primeiro comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *