o que é daily

O que é a Daily Scrum, para que serve, objetivos e como fazer


Para os profissionais que estão familiarizados com o desenvolvimento de projetos no setor de tecnologia, a palavra scrum não é motivo de espanto.

Se você nunca ouviu falar em scrum, ficará mais aliviado em saber que este é o nome de uma eficiente metodologia de organização de processos muito utilizada para acompanhar o avanço de projetos de programação.

Com a popularização do scrum, muitas empresas e prestadoras de serviço passaram a lidar com seus projetos tecnológicos de maneira mais ordenada e frutífera, conduzindo times inteiros a maior produtividade e otimização de tempo.

Um dos conceitos mais importantes do scrum é a Sprint: um evento com período definido normalmente de cerca de um mês, seguindo basicamente um fluxo, iniciando no planejamento seguindo pela execução e finalizando na apresentação dos resultados.

Para que o scrum possa funcionar perfeitamente, diversos processos precisam ser seguidos, entre eles a Daily Scrum, a pequena reunião diária sobre a qual falaremos hoje.

Saiba, ao longo deste conteúdo, o que é daily scrum, quais os seus objetivos e como ela deve ser feita para que possa oferecer o máximo de rendimento à equipe.

Vamos lá?

O que é Daily Scrum?

Daily Scrum é uma reunião diária feita pelos membros de um time de tecnologia responsável por um projeto em andamento.

Esta reunião deve ser feita, preferencialmente, na parte da manhã, para poder dar a todos os profissionais da equipe um panorama real e atualizado sobre o avanço de cada uma das áreas deste projeto.

De modo geral, os participantes da daily scrum são os programadores e programadoras responsáveis pelo desenvolvimento técnico deste projeto, onde os líderes, gestores do projeto e cliente final podem participar.

Para que serve a Daily?

A Daily Scrum serve para fornecer à equipe envolvida maior previsibilidade, controle de riscos e um conhecimento geral sobre o que foi feito no dia anterior, o que será feito com prioridade no dia em que a daily ocorre e quais são os possíveis impedimentos que estão atravancando o progresso de alguma atividade.

Nesta reunião, todos os membros da equipe respondem, com relação às suas tarefas, a três perguntas fundamentais sobre o decorrer de suas funções: 

  1. o que foi feito no dia anterior; 
  2. o que será feito no dia em questão; 
  3. se há algo impedindo a realização de algo discutido nas perguntas anteriores.

Esta pequena reunião coloca todos os profissionais envolvidos em uma mesma Sprint em sintonia, evitando intercorrências causadas por falhas de comunicação.

Quanto tempo dura uma daily?

O tempo de uma daily scrum é um de seus aspectos mais importantes onde cada participante fala por um minuto e é aconselhável que o tempo total não ultrapasse 15  minutos.

Trabalhar com um espaço de tempo enxuto sugere aos  participantes a serem o mais objetivos possível, evitando que a daily seja utilizada para outros propósitos, como por exemplo discussão de relatórios, planejamento de atividades, alteração de backlog, entre outros.

Outro ponto bastante importante e curioso acerca da realização deste encontro é que é altamente recomendado que ele seja feito com todos os participantes em pé.

A falta de conforto também induzirá o time a trabalhar com mais agilidade e foco nos assuntos a serem discutidos.

Qual é o principal objetivo das Daily?

O objetivo final de uma Daily Meeting, como também são chamadas as Daily Scrums, é, de maneira direta, por todo o time a par do que está sendo feito, naquela sprint, por cada um de seus integrantes da maneira mais ágil possível.

Para isso, algumas etapas devem ser seguidas, chamadas de GIFTS — acrônimo cujas siglas apresento abaixo com mais detalhes:

  • Good Start: começar bem a reunião para começar bem o dia de trabalho, uma vez que as dailys devem ocorrer no preferencialmente no período da manhã; 
  • Improvement: promover a melhoria contínua dos profissionais envolvidos em um projeto e de todo o processo de desenvolvimento;
  • Focus: reforçar o foco naquilo que é realmente importante, prático e imprescindível;
  • Team: fortalecer o senso de equipe em todos os programadores(as);
  • Status: comunicar coletivamente em que fase estão as diferentes facetas de um mesmo projeto para que todo o time esteja em sintonia.

Quais são as três perguntas a serem respondidas?

Como citei alguns tópicos acima, a eficiência no andamento de uma daily scrum é garantida pelas respostas a três perguntas.

Falarei, abaixo, um pouco sobre cada uma delas.

1. O que fiz ontem?

Esta é a primeira pergunta que os membros de uma daily scrum devem responder.

Ela se refere a tudo que um profissional fez no dia anterior ao dia em que a daily está ocorrendo e, de modo geral, a tudo que ele já fez com relação àquele projeto até o momento.

Com cada um dos membros do time respondendo até onde chegaram, um panorama atualizado de todo andamento do projeto se desenha para que a próxima pergunta seja respondida.

2. O que farei hoje?

O segundo questionamento respondido é o que cada um dos programadores(as) fará no decorrer daquele dia.

Após todos os profissionais saberem até onde o planejamento já caminhou, é hora de saber até onde pretende-se que ele caminhe no curto prazo — ou nas próximas 24 horas.

Esta pergunta está muito relacionada à transmissão de previsibilidade e ordenação de prioridades para toda a equipe, o que pode evitar muitas falhas de comunicação entre os profissionais.

Saber o que seus colegas farão também expande as possibilidades de oferta de ajuda em alguma dificuldade.

Aliás, falar sobre as dificuldades é uma parte fundamental da daily scrum, e é a elas que a próxima pergunta se refere.

3. O que me impede de realizar o trabalho?

A terceira e última pergunta a ser respondida, dentro dos 15 minutos de duração da sua daily meeting, diz respeito ao que está impedindo alguém de realizar seu trabalho.

Neste momento, os participantes estão livres para expor seus obstáculos, onde o time e o cliente podem tomar ações que ajudam na continuidade desta tarefa.

Se existe, por exemplo, um inimigo comum a toda equipe, é na daily scrum que o plano para superá-lo começará a surgir.

Solucionar um entrave no início do dia também é a melhor maneira de garantir maior produtividade ao longo dele, uma vez que todos os esforços iniciais estarão voltados a resolvê-lo.

7 Dicas de como fazer uma Daily produtiva

Uma daily scrum deve ser rápida, objetiva e eficiente, mas para isso ela deve cumprir determinados protocolos.

Abaixo, apresento 7 dicas de como implementar este método da melhor maneira e como transformar as suas daily scrums em encontros extremamente produtivos para todo setor.

1. Quando fazer a Daily?

O melhor horário para fazer uma daily scrum é na parte da manhã

De preferência, todos os dias no mesmo horário, de modo que crie-se, assim, um hábito comum.

2. Como iniciar?

Como uma das principais características desta pequena reunião é sua objetividade, ela deve começar sem rodeios: inicie sua daily scrum respondendo à primeira pergunta que deve ser discutida.

3. Onde realizar a Daily?

Como esta reunião deve ser realizada com todos os seus membros em pé, não é necessário que ela seja feita dentro de uma sala de reunião.

Por durar apenas 15 minutos, ela pode ser feita próxima do local onde seus membros trabalham, ou onde a equipe julgar mais produtivo.

4. Quem participa?

Participam desta reunião os membros de um time de tecnologia responsável pelo desenvolvimento de um projeto comum a todos.

Não devem participar, por exemplo, gestores, líderes, executivos e profissionais de outras áreas, ainda que eles estejam de alguma forma inseridos no desdobramento deste mesmo projeto.

5. Quem organiza?

Ainda que não haja nenhum líder de cargo superior entre os participantes de uma daily scrum, ela deve ter um organizador, chamado de Scrum Master.

O Scrum Master é o responsável por garantir que a reunião aconteça todos os dias e que siga todas as recomendações para torná-la mais efetiva.

6. Quem conduz?

Apesar de ser organizada pelo scrum master, a daily é conduzida por seus próprios participantes.

Todos devem falar de maneira ordenada, um de cada vez, respondendo a todas as perguntas de maneira direta, dando à reunião uma condução leve e proveitosa.

7. Como finalizar a Daily?

Uma vez que todas as perguntas foram respondidas e todas as dificuldades foram expostas, é hora de finalizar a reunião e seguir com o curso do dia de trabalho.

Mas você deve estar se perguntando: se os problemas foram expostos, não é hora de resolvê-los?

Sim, é claro! Mas em outras reuniões.

Alongar uma daily scrum é aniquilar seu princípio mais básico: sua objetividade, transformando uma reunião que deveria ser uma rápida exibição de status e andamento de um projeto em uma discussão sobre problemas que podem, inclusive, ter outras origens.

Por que é importante adotar o Daily Meeting?

Adoras as daily meetings é importante por diversos motivos, entre eles:

  • Estimular o entrosamento da equipe e o diálogo constante, aumentando a qualidade da comunicação entre todos os participantes;
  • Auxiliar os membros mais desorganizados de um time a ter um planejamento diário consistente e mais ordenado;
  • Dar a toda a equipe, ao mesmo tempo, a noção de até onde um projeto andou e como caminharão suas próximas etapas;
  • Exercitar o foco e a objetividade nas conversas diárias acerca de processos técnicos;
  • Entre outras.

Conclusão

Se o universo do trabalho da programação parece caótico para você, não se esqueça que existem, hoje, diversas metodologias ágeis voltadas a organizar e trazer mais produtividade para a vida do setor de tecnologia da informação.

A Kenzie Academy é uma escola americana de programação, em que você estuda por 12 meses, em tempo integral, as principais linguagens e tecnologias do mercado para entrar no mercado de tecnologia atuando como um Full Stack.

Leia também:

0

Escreva o primeiro comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *