O que se estuda em analise e desenvolvimento de sistemas?

O que se estuda em análise e desenvolvimento de sistemas?


São muitas as frentes de trabalho que os estudantes de TI (Tecnologia da Informação) podem seguir. Temos visto aqui no blog quantas possibilidades de carreiras em torno na Tecnologia da Informação existem e qual formação é buscada por cada pessoa, de acordo com seu objetivo, tempo e recursos disponíveis.

Hoje vamos entender o que se estuda em análise e desenvolvimento de sistemas.

O que é desenvolvimento de sistemas?

Como já falamos por aqui em outros posts, a área de desenvolvimento de sistemas se mantém em crescimento, acompanhando as demandas sociais por soluções inovadoras e tecnológicas para o dia a dia. 

Desenvolvimento de sistemas é justamente a área que se ocupa em criar soluções informatizadas, manipulando inteligentemente dados, a fim de que se construam programas, softwares ou aplicações digitais.

Muitos podem pensar que análise e desenvolvimento de sistemas é difícil. Mas será que é mesmo?

O que faz o desenvolvimento de sistemas?

Desenvolver um sistema não é tão difícil quanto parece. É complexo, pois há diferentes profissionais envolvidos, cada um com suas expertises, pois existem várias etapas para se chegar no produto pretendido.

No geral, a pessoa que trabalha no desenvolvimento de sistemas pode trabalhar analisando, criando, implementando e fazendo manutenção de sistemas, sejam eles programas de computadores, softwares ou outro sistema inteligente que serve para organizar informações em ambientes como a internet ou intranet empresariais

No entanto, isso não significa que o mesmo profissional participará de todos os processos do desenvolvimento de um sistema.

Qual a utilidade da análise de sistemas?

Sendo a Análise de Sistemas a ciência que estuda os processos, técnicas e metodologias com a finalidade de encontrar o melhor caminho racional possível para que determinada informação possa ser processada, ela é uma teoria fundamental, já que estamos na Era da informação.

Ela é necessária para que sistemas de informação possam ser desenvolvidos de modo a executar de forma eficiente, em termos de custo e de performance, a função para qual foram criados.

Onde posso trabalhar como analista de sistemas?

Apesar de haver uma concentração de oportunidades em empresas de tecnologia e telecomunicações, empresas de todos os segmentos podem precisar da mão de obra de um(a) analista de sistemas, basta querer ou precisar de um sistema informatizado, de seu desenvolvimento ou de sua manutenção.

Há uma grande demanda também no exterior por profissionais com esta formação para trabalhar remotamente, uma vez que as organizações conseguem contratar de forma autônoma, sem dificuldades, os profissionais brasileiros.

O que é preciso para ser um analista de sistemas?

Se você está pensando em seguir nesta área, saiba que é preciso se manter por dentro das novas tecnologias, dos aplicativos, ambientes operacionais e das linguagens de programação. 

As empresas também buscam analistas que tenham noção básica sobre seus negócios, pois esta experiência pode agregar ao projeto, para além das habilidades próprias da análise e desenvolvimento de sistemas.

Para tanto, a pessoa interessada em atuar com isto, pode procurar o curso de análise e desenvolvimento de sistemas, com duração média de 2 a 3 anos, e que já contempla conceitos relacionados à sistemas de informação, programação e modelagem, além de noções de empreendedorismo.

Além da curiosidade em tecnologia, ter facilidade em matemática também é importante para quem quer começar nesta carreira, devido às disciplinas como probabilidade, estatística e algoritmos , que fazem parte da formação na área.

O que se estuda em análise de sistemas?

A grade curricular de análise e desenvolvimento de sistemas tem um conteúdo bem diverso. 

As disciplinas de ciências exatas são em maioria, e há matérias ligadas diretamente à programação, mas sem deixar de lado o estudo tanto de hardware de computadores quanto de softwares.

Vejamos quais direcionamentos são encontrados nas disciplinas que formam a grade curricular deste curso:

Banco de Dados

A análise e o processamento de dados é fundamental para o dia a dia de um analista. 

Durante sua formação, a pessoa será capacitada a criar e gerenciar uma base de dados, além de desenvolver métodos para manipular e proteger as informações da maneira mais segura.

Para tanto, isto significa pensar também no controle de acessos aos ambientes.

Software para Web

Uma das matérias mais importantes, o estudo de software para web vai abordar o desenvolvimento de programas, por meio da escrita de códigos, dentro de uma linguagem de programação específica.

Não é necessário saber todas, mas conhecer as principais, já é um ótimo começo; são elas: Java, Javascript, C#, Python e PHP.

Lógica de Programação

A lógica de programação é uma maneira de pensar em como executar uma ação de forma organizada e bem definida. Na disciplina de lógica de programação, o aluno aprenderá maneiras de projetar algoritmos, sequências de ações que seguem uma determinada ordem com a finalidade de chegar a solução de um problema. 

Redes de Computadores

Outra disciplina importante da grade é esta de fundamentos de redes de computadores. 

O(a) estudante irá aprender tudo sobre transferência segura de dados entre redes, seus tipos e meios de transmissão, além dos conhecimentos específicos sobre conexão entre redes locais e autônomas.

Segurança de Software

Como já mencionado, a segurança deve ser uma preocupação constante da(o) profissional que lida com informações confidenciais o tempo todo.

Nesta disciplina, a pessoa entenderá um pouco mais sobre tamanha responsabilidade e aprenderá a lidar com proteção de dados, como senhas de usuários, por exemplo, além de noções de criptografia e de políticas de segurança para software.

Aprenda programação na Kenzie

Nossa metodologia ensina a pessoa a programar e desenvolve todo o conhecimento necessário, como lógica de programação, banco de dados e as principais linguagem em 12 meses.

Só a Kenzie Academy Brasil possibilita que você estude sem pagar nada durante o curso, graças ao método ISA (Income Share Agreement).

Deste modo, nossos estudantes se formam e começam a pagar somente após conseguirem um emprego com remuneração mínima de R$3 mil por mês, o que não é difícil, visto que temos parcerias com empresas para acelerar a recolocação no mercado de trabalho.

Conclusão

São tantas opções de carreira dentro da Tecnologia, que fica difícil escolher em qual área se especializar, não é mesmo?

Agora que você já sabe o que se estuda em análise e desenvolvimento de sistemas, fica mais fácil decidir se esta área é feita para você.

Continue nos acompanhando por aqui para saber mais sobre a gama de possibilidades de atuação dentro do mercado de TI.

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de entrar na área de programação, eu recomendo você conhecer mais sobre a Kenzie Academy Brasil.

0

Escreva o primeiro comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *