A importância de um segundo idioma para a área de TI

A importância de um segundo idioma para a área de TI

Aprender um novo idioma pode abrir mais portas do que você imagina. Nos dias atuais saber uma segunda língua já é praticamente um requisito quase que essencial. 

Neste artigo iremos te mostrar como aprender um segundo idioma pode te auxiliar na sua carreira profissional e também entender a importância desse conhecimento na área de TI. Continue sua leitura!

Qual é a importância de um segundo idioma na sua carreira?

Dominar um segundo idioma pode ser exatamente o que você necessita para seu crescimento profissional. Muitas organizações estão se tornando globais, criando relações com vários países e até mesmo abrindo novas filiais em alguns. O mercado de trabalho está sofrendo grandes mudanças e dentro delas algumas são relacionadas às qualificações exigidas dos profissionais. 

Entre as mudanças, está a fluência em um segundo ou até mesmo terceiro idioma! 

Quais as vantagens de falar outro idioma?

Para que você compreenda melhor as vantagens de falar outro idioma, separamos algumas delas abaixo:

Aumenta seu repertório e facilita seu aperfeiçoamento

O entendimento de uma segunda língua deixa em seu alcance uma quantidade maior de materiais que poderão fazer você se aperfeiçoar. Por exemplo, cursos, livros, artigos e demais materiais que não estão disponíveis em português. Tendo esse conhecimento, você terá mais recursos à sua disposição. 

Inclusive na área da tecnologia, muitos cursos essenciais estão em outros idiomas. Por isso, possuir domínio sobre uma nova língua pode ser essencial para que você consiga aproveitar o máximo de cada conteúdo. 

Destaque no mercado de trabalho

Para se destacar no mercado de trabalho, é ideal saber um segundo idioma. Porém, conforme as coisas avançam é provável que isso deixe de ser uma tendência, para se tornar um requisito básico, conforme citado anteriormente, já é assim para algumas empresas. 

Melhores salários e oportunidades

Também já é um fato que dominar outro idioma, fará você ganhar um pouco a mais que os demais. Melhores oportunidades surgem para os profissionais com qualificações mais completas, geralmente grandes companhias, oferecem um salário maior para atrair candidatos mais qualificados

Se você almeja cargos melhores e posições mais altas em sua carreira, investir no conhecimento de um segundo idioma, pode ser a chave para a sua ascensão profissional.

Desenvolvimento cognitivo

Um estudo realizado pela Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA), demonstrou que aprender uma outra língua ajuda no desenvolvimento de habilidades multitarefas. Entre várias pesquisas científicas que foram realizadas durante estes anos, também ficou comprovado a importância de aprender um segundo idioma.

Entre tantas vantagens, está o desenvolvimento da memória e a capacidade de tomar decisões de forma mais rápida.

Facilidade de ler documentações e estudar

Caso você esteja aprendendo programação aqui na Kenzie, deve ter observado que a documentação das linguagens, normalmente estão em inglês. Com documentação, nos referimos aos conteúdos que escolhem os principais algoritmos de cada tecnologia. 

Ou seja, se um desenvolvedor buscar alguma solução para uma falha, poderá encontrar a mesma na documentação. Então, esse conhecimento é extremamente útil e importante! 

Satisfação pessoal

Assistir um filme estrangeiro com o áudio original, ter acesso a literatura de diversos países, são algumas das diversas vantagens para quem sabe uma segunda língua. Com a globalização, hoje é comum ter mais contato com serviços ou produtos estrangeiros, então além de contribuir para o seu crescimento profissional, ter esse conhecimento pode facilitar as atividades no seu cotidiano. 

Viagens internacionais

Uma experiência de uma viagem para o exterior será muito mais fácil, se você conhecer o idioma local. Situações comuns como ler um cardápio ou conversar com algum morador, não será um desafio complicado, caso você já conheça o idioma do lugar.

É bacana ter um conhecimento, mesmo que básico, referente ao país que você pretende viajar. Um grande trunfo será se você souber inglês, tendo em vista que é um dos idiomas mais falados no mundo todo. 

Ferramenta acadêmica e cultural

É possível obter um vasto crescimento sociocultural por meio de relações com pessoas de diferentes países. Além disso, muitos livros acadêmicos não são traduzidos para o português. Então, aprender um novo idioma, certamente expandirá suas possibilidades para estudar. 

Como aprendemos uma segunda língua?

Antes de mais nada é necessário avaliar os seus objetivos e o quanto tempo você está disposto(a) para investir nesse aprendizado. Feito isso, é hora de colocar a mão na massa! 

Você pode começar assistindo a vídeos no Youtube no idioma de seu interesse e até mesmo assistindo filmes legendados, como uma opção de aplicar isso na sua rotina de uma forma mais natural e constante. 

Começar um curso de inglês é uma ótima opção se você está buscando crescimento e melhores oportunidades profissionais, principalmente dentro da área de tecnologia. Mesmo que seja um curso técnico, até mesmo por ser uma alternativa mais rápida.

Para entender um pouco mais sobre a importância do inglês dentro da programação, confira o próximo tópico.

O inglês como segundo idioma para a área de programação

Saber inglês pode não ser o requisito mais importante para quem deseja se tornar um(a) programador(a), mas é um atributo importante quando o assunto são diferenciais, além de ser um trunfo para quem quer se destacar no mercado. 

Quase todas as linguagens de programação disponíveis, hoje, no mercado, possuem suas sintaxes em língua inglesa. 

De forma geral, não é necessário ser fluente em inglês para ser um programador(a), mas conhecer esse idioma, poderá facilitar o seu desenvolvimento e também abrir mais portas ao longo de sua carreira.

Aprimoramento nas linguagens de programação

Para cada projeto, uma linguagem de programação é indicada, mesmo que você tenha uma preferência, quanto mais linguagens você souber, mais oportunidades você terá para seu desenvolvimento. 

Então, aprimore o seu repertório, para te ajudar nessa caminhada aqui na Kenzie, temos os nossos instrutores e facilitadores, que estão sempre prontos para te ajudar!

Conclusão

Através deste conteúdo, foi possível confirmar que o inglês é um idioma extremamente útil  para ser utilizado na área de TI. E que aprender uma nova língua, é válido para as demais profissões, sendo o inglês mais indicado caso você queira ser programador(a). Ter esse conhecimento é essencial, tanto para seu crescimento pessoal quanto profissional.

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de entrar na área de programação, eu recomendo que você faça a sua inscrição na Kenzie Academy Brasil. Estude Desenvolvimento Full Stack e só pague quando estiver formado. Faça já a sua inscrição.