Suporte de ensino em programação: Como a Kenzie te ajuda?

Suporte de ensino em programação: Como a Kenzie te ajuda?


Toda pessoa que trabalha com programação já passou ou vai passar por um momento de erros, dúvidas e incertezas. Principalmente por não entender o quanto está progredindo, quando se propõe a aprender uma nova tecnologia ou técnica de programação. 

No entanto, quando o aprendizado é feito com o apoio e suporte de mentores ou profissionais com mais experiência, que já passaram pelos mesmos momentos que você está passando, a curva de aprendizado é achatada e mais objetiva. 

Assim, o resultado fica muito mais assertivo e mais direcionado para o seu sucesso.

Mas antes de entrar no conteúdo em si, deixa eu te contar um pouco da minha história com a programação.

Quando decidi aprender programação, trabalhava em uma montadora de computadores e era voluntário em aulas de informática, em um projeto social para menores aprendizes. 

Neste início, eu não tinha referência de qual linguagem de programação estudar, como organizar meus horários e conteúdos, tão pouco como uma equipe de desenvolvimento de sistemas trabalhava.

Quando apareciam as minhas dúvidas sobre a efetividade dos meus estudos, ficava difícil saber se eu estava no caminho certo. Muitas vezes, nessa jornada, passei pela síndrome do impostor – um comportamento do cérebro em relação a entregar resultados de auto sabotagem, que inclusive, procure saber sobre, ela pode prejudicar a sua carreira, caso você não tenha autoconhecimento o suficiente para identificar. 

Bom, no começo da minha jornada, eu não tinha com quem conversar, nem um mentor para saber se eu realmente estava aprendendo. Na época, eu pensava “Que bom seria se tivesse algum programador mais experiente que pudesse olhar o meu código e ajudar a medir meu aprendizado! Como iria acelerar minha carreira!

Participei como voluntário neste projeto por três anos e foi uma das experiências mais gratificantes que pude viver!  Logo após, continuei trabalhando como programador em projetos dos mais diversos tipos, mas sempre sentia saudades de trabalhar com ensino. 

Mas nesse meio tempo, encontrei uma grande oportunidade de carreira, com muito propósito. Assim que conheci a proposta de ensino da Kenzie Academy Brasil, me candidatei para vaga de Facilitador de ensino! 

Logo, nas primeiras conversas, tudo fez sentido e concluí que tenho verdadeira paixão por ensinar tecnologia. É isso que me move: Inserir estudantes no desenvolvimento de projetos reais, onde vivem uma experiência muito próxima do mundo de TI.

E o que faz um facilitador de ensino aqui na Kenzie?


Sabe aquele pensamento que compartilhei no começo deste texto sobre quando eu comecei a estudar programação? Sobre como seria bom ter alguém mais experiente para me ajudar a trilhar este caminho?


Então, com bastante experiência e didática, nós facilitadores e facilitadoras de ensino aqui na Kenzie, passamos anos desenvolvendo sistemas em projetos dos mais diferentes tipos e, hoje, fazemos o papel do seu amigo, que vai te ajudar a saber o que estudar, como avançar no seu código, técnicas para aprender programação, formas de apresentação dos seus resultados e constantemente entender a sua evolução de verdade!

E por que eu digo isso? Aqui, o time de facilitadores é 100% feito de pessoas programadoras, com experiência na área! E nada melhor do que aprender com quem realmente sabe e tem conhecimento e experiência na sua área certo?

E como funciona nosso suporte no dia a dia de estudantes?


Nossa principal função é acompanhar estudantes da Kenzie no desenvolvimento de projetos, dando todo o suporte necessário para seu progresso.

Nosso suporte funciona em tempo real, em todas as fases do desenvolvimento dos projetos, elaborando o planejamento, discutindo sobre a lógica, conversando sobre as melhores práticas para otimizar o código e auxiliar na apresentação dos resultados.  

Com frequência, nossos jovens Devs (abreviação de desenvolvedor(a) ficam surpresos ao perceber o quanto conseguiram aprender e evoluir em pouco tempo. 

E como ensinar é aprender, outra atividade importante que exercemos aqui dentro é coordenar os coaches (alunos selecionados pela Kenzie pelo bom desempenho, que auxiliam o time de ensino), tornando a experiência deles a melhor possível, fazendo conversas contínuas, aplicando métodos para otimizar o tempo e gestão de multiatividades. 

Desafios

Nós facilitadores de ensino, buscamos sempre entender e evoluir os códigos que serão escritos por você desenvolvedor(a), mas principalmente temos o desafio de preparar todo um ambiente que retrata o relacionamento que deve ser construído dentro de uma empresa ou um setor de tecnologia. 

Esse relacional é algo preparado e estruturado por toda a nossa equipe, que além de nós facilitadores, conta com o time de Sucesso do Aluno, formado por pessoas especializadas em carreira, mercado e tecnologia e, que além de desenvolver suas soft skills, também vão te preparar para você entrar, de uma maneira mais rápida, no mercado de trabalho.

Pode ter certeza: Nosso compromisso sempre vai ser te ajudar a pensar qual será a melhor forma de superar os seus desafios na programação, estaremos à disposição para colaborar na escrita de um código, pensar em forma lógica para a programação e até mesmo a estruturação de um sistema. 

Mas como o maior desafio, nós temos que formar pessoas programadoras, profissionais/estudantes que tenham as habilidades de comunicação e gestão, que ganhem o destaque nos projetos que trabalharem! Independente onde for.

Acompanhamento e suporte em tempo real

Nós, facilitadores, não queremos aquela formalidade em que existe uma apresentação do código, nós vamos sempre nos esforçar para ser aquela figura referência que indica o melhor caminho de construção. 

Seja a construção do código ou daquilo que pode te ajudar a evoluir em sua carreira como Soft Skills. Nós estaremos à disposição para atender e orientar você dentro desse mundo de tecnologia. 

Sempre vamos atender você o quanto antes, para que a sua dúvida seja logo resolvida e retire qualquer bloqueio no avanço da sua jornada de aprendizado!

Resultados 

O que me move a melhorar, estudar mais e aprimorar sempre a minha didática é quando recebemos feedbacks construtivos e comemoramos a cada contratação de novos devs da Kenzie Academy no mercado. 

Quando vejo estudantes, que começaram sem saber nada na Kenzie, e aí conseguem uma contratação antes de concluir o curso, isso não tem preço! É a satisfação de ver o seu trabalho ganhando força e de forma viva.

Conclusão

O que posso concluir sobre a jornada dos facilitadores aqui na Kenzie, é que transformar a vida das pessoas através da educação é muito mais do que ensinar programação para quem está disposto a mudar de área ou iniciar uma jornada.

É sobre ajudar a realizar sonhos, transformar realidades e promover conquistas. Por isso, cada conversa, cada atendimento, cada suporte é pensado em como este estudante vai transformar a sua vida e o mundo ao seu redor.

Em média, 80% dos alunos que estudam aqui na Kenzie já tentaram aprender programação sem acompanhamento e sentiram muita dificuldade para progredir. 

Com frequência, ouvimos relatos de Devs contando que quando encontram o suporte com a didática e métodos aplicados aqui, sentem-se muito mais seguros e capazes de pôr em prática seu conhecimento em projetos reais!

Espero ter esclarecido para você, a importância de um bom suporte de ensino e como ele pode te ajudar na sua jornada! Afinal, quem não quer chegar mais rápido no seu destino, né?

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de entrar na área de programação, eu recomendo você conhecer mais sobre a Kenzie Academy Brasil.

A Kenzie Academy é uma escola americana de programação, em que você estuda por 12 meses, em tempo integral, as principais linguagens do mercado para entrar no mercado de tecnologia atuando como um Full Stack.

Leia também:

+1

Escreva o primeiro comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *