Trabalhando home office

Trabalho home office: 6 dicas de como trabalhar melhor de casa


Com todas as facilidades atuais para estar conectado e em contato com outras pessoas, muitas pessoas passaram também a desempenhar suas atividades profissionais longe de seus locais de trabalho.

O trabalho remoto, como também é conhecido, ficou muito popular no último ano com o início da crise endêmica do COVID-19 e da adoção do isolamento social como medida para contenção à disseminação do vírus.

Mas, assim como o trabalho alocado, o home office também possui vantagens e desvantagens.

No conteúdo de hoje, falaremos com mais detalhes sobre este modelo de trabalho, como buscar por vagas que oferecem trabalho à distância e como a Kenzie pode te ajudar a ser um funcionário mais produtivo do conforto do seu lar!

O que é trabalho home office?

Home office, em tradução literal, significa escritório em casa.

Quem trabalha em home office, portanto, não precisa se deslocar todos os dias para um local de trabalho para poder desempenhar sua função profissional, ele faz isso em sua própria casa!

Depois do ano passado, muitas empresas que, inicialmente, adotaram o home office apenas provisoriamente, resolveram estender a prática indefinidamente visto todos os seus benefícios.

O que preciso para trabalhar home office?

Para trabalhar em home office, a princípio, basta possuir um computador e acesso à internet.

Para alguns profissionais, porém, ainda é necessário acesso a redes de segurança, no caso de empresas que lidam com grande número de dados ou dados sigilosos, como bancos, por exemplo.

De modo geral, basta ter em sua casa os recursos que também são necessários para executar o seu trabalho no escritório.

Estes recursos podem ou não serem fornecidos pelas empresas.

Quais os tipos de trabalho home office?

Os trabalhos que permitem o exercício da função no modelo remoto são, geralmente, baseados no acesso à internet.

Dentro do home office também existem diferentes formas de trabalhar, como por exemplo o modelo híbrido, onde o funcionário vai até o escritório da empresa algumas vezes por semana ou por mês.

Quais os pontos positivos e negativos do trabalho home office?

Assim como todas as coisas na nossa vida, trabalhar em casa não é só flores, mas também conta com seus inconvenientes.

O importante, no entanto, é ser capaz de equilibrar os dois lados da moeda na hora de tomar a decisão de trabalhar ou não trabalhar remotamente.

Abaixo, listarei as principais vantagens e desvantagens de não precisar ir até um escritório para exercer sua função profissional.

Vantagens

Com certeza a economia de tempo é uma das maiores vantagens de se trabalhar em casa.

Para os profissionais que precisavam se deslocar por longas distâncias e perdiam muito tempo em transporte, trabalhar em casa se reflete em um aumento considerável na qualidade de vida.

Imagine que, por exemplo, um profissional levasse de 1h a 2h horas para chegar ao seu local de trabalho. Ao trabalhar em sua casa, entre duas a quatro horas por dia podem ser melhor aproveitadas.

Também é financeiramente econômico trabalhar em casa quando falamos sobre alimentação, se o profissional em questão tinha o hábito de sempre se alimentar na rua.

Trabalhar com mais conforto e em horários alternativos também estão no topo da lista de benefícios deste modelo de trabalho, principalmente para os funcionários que trabalham sob demanda e não precisam, durante todo o dia, estarem online em horário comercial.

Desvantagens

Algumas coisas, contudo, ficam para trás.

A quantidade de reuniões e videoconferências pode ser mais frequente em home office, uma vez que o contato direto com líderes e colegas de trabalho é perdido.

A convivência entre colegas de escritório é um fator que contribui muito para o aumento da produtividade de equipes em geral, e com cada um dos membros trabalhando em suas casas o entrosamento do time pode ficar comprometido, por isso é importante manter os canais de comunicação mais abertos.

6 Dicas para trabalhar de casa

Trabalhar em casa pode ser muito atraente para quem ainda não passou por essa experiência, mas engana-se quem pensa que basta sentar em uma cadeira, ter seu computador em uma mesa e começar a trabalhar.

Alguns aspectos ambientais são importantes para que o trabalho flua da melhor maneira possível.

Lembrando que, porque muitos de nós estamos acostumados ao ambiente corporativo, ter foco e manter a produtividade no ambiente doméstico pode ser um desafio nas primeiras semanas.

Para auxiliar quem pretende ou já está trabalhando neste modelo, abaixo listarei 6 dicas básicas para tornar mais proveitoso seu horário de trabalho.

Vamos lá?

1. Invista em conforto

É importante estar confortável para conseguir ficar no mínimo 8 horas trabalhando.

No escritório, estamos habituados às cadeiras de trabalho, e este é um recurso que nem todos temos em nossas casas.

Aqui, a dica é: invista em bem-estar! Compre cadeiras, mesas adequadas e prepare um ambiente com temperatura agradável.

Estes pequenos detalhes farão toda a diferença!

2. Evite distrações

O ambiente doméstico pode ser muito hostil quando falamos sobre foco e concentração.

Se você tem filhos, mora com outras pessoas que também passam o dia em casa, trabalha em um ambiente de área comum da casa ou perto de uma televisão, pode ser muito fácil distrair-se das suas atividades.

Para isso, treine sua atenção. Como um músculo que precisa de exercícios para se enrijecer, também o nosso foco precisa ser exercitado para nos servir da melhor forma.

No mais, afaste-se dos ambientes mais barulhentos da casa. Se não for possível, tente livrar-se dos ruídos mais inconvenientes. Uma boa dica é procurar por playlists instrumentais para se desligar do resto das pessoas.

3. Contrate uma boa conexão de internet

Sem a internet, nenhum tipo de trabalho remoto seria possível!

Deste modo, é fácil imaginar que com uma conexão de baixa qualidade e inconstante, o seu dia de trabalho ficará seriamente prejudicado.

Caso a sua empresa não arque com os custos de uma internet banda-larga de alta qualidade, invista no melhor que você puder pagar.

4. Planeje seus horários

Profissionais que trabalham sob demanda, ou seja, possuem prazos de entrega para seus trabalhos e não precisam, necessariamente, estarem online durante o horário comercial tendem a se desorganizar quando o assunto é trabalho remoto.

Para que a sua vida não se torne um caos e você durma o dia todo para trabalhar de madrugada, planeje seus horários e eduque suas inclinações.

Estipule um horário fixo para trabalhar, todos os dias, e evite ao máximo trocá-los. 

Ainda que isso possa parecer um desafio para alguns, a constância e a repetição tornarão a sua rotina muito mais tranquila no futuro.

5. Organize suas tarefas

Sem o ambiente corporativo para nos lembrar constantemente em que pé as coisas estão, é fácil nos perdermos diante de um mar de tarefas.

Para evitar este tipo de dificuldade, organize suas tarefas por prioridade pelo menos uma vez ao dia, preferencialmente ao iniciar o dia de trabalho, e as cumpra uma de cada vez.

Para a grande maioria das pessoas, isso pode parecer óbvio, mas quem possui uma tendência maior a se perder, sabe que esta dica vale ouro!

6. Use ferramentas para agilizar seus processos

Para complementar a dica anterior, alguns recursos podem auxiliar – e muito! – os profissionais que possuem dificuldade em organizar as próprias tarefas.

Itens como calendário de parede, ferramentas como Trello, metodologias como Kanban e uma organização rígida sobre as tarefas do dia podem fazer toda a diferença!

Onde encontrar vagas de trabalho home office?

Se você deseja trabalhar de casa e não sabe onde procurar por vagas home office, saiba que algumas situações facilitam esta busca.

Primeiro, ao procurar por vagas, especifique no site de classificados que deseja vagas para trabalhar em casa. No trampos.co, por exemplo, existe um filtro específico só para quem deseja ver vagas em modelo remoto.

No LinkedIn, rede social 100% voltada ao networking profissional, também é possível se candidatar a processos seletivos para vagas em home office.

Aprenda programação e trabalhe de onde quiser

Uma das profissões mais conhecidas por oferecer muitas oportunidades de trabalho em casa é o desenvolvimento web.

Para ser um programador ou programadora, porém, é necessário investir tempo e estudo para, enfim, tornar-se o tipo de profissional que tem o benefício de escolher onde trabalhar.

Com o curso de programação full stack da Kenzie Academy Brasil, você estará totalmente capacitado para atuar como um(a) programador(a) completo em apenas 12 meses!

Além dos hard skill, relacionados ao ensino das principais linguagens de programação do mercado, você ainda terá disciplinas totalmente focadas nos chamados soft skills, ou habilidades importantes para ingressar no mercado de trabalho.

Se você pretende se preparar para seguir o caminho do trabalho remoto, nossas aulas Gestão de tempo e produtividade, Formação de novos hábitos e Disciplina podem ser de grande valia.

Conclusão

Em suma, podemos dizer que trabalhar em home office, na prática, pode ser mais trabalhoso do que parece, mas isso não diminui seus benefícios.

Se você planeja seguir carreira em desenvolvimento web, ainda tem muitas chances de trabalhar remotamente para outros países, o que pode aumentar ainda mais a sua remuneração ao receber seu salário em moedas estrangeiras mais valorizadas que o real.

Para se preparar para esta realidade e ser um profissional produtivo onde quer que você esteja, conte conosco!

0

Escreva o primeiro comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *