A importância do trabalho em equipe na área de TI

A importância do trabalho em equipe na área de TI


A internet mudou o mundo, as tecnologias e o modo de interação das pessoas. Em casa ou no trabalho, as rotinas se modificaram. A Tecnologia da Informação surgiu, cresceu e hoje é essencial para os processos de planejamento, direção e controle das organizações.

Logo, é super importante saber gerenciar projetos de maneira assertiva e compreender a importância do trabalho em equipe. Com base nisso, separamos alguns fatores que podem favorecer ou prejudicar as relações de trabalho na área de TI. Acompanhe!

Trabalho em equipe do time de TI

Responsáveis por proporcionarem a resolução de problemas e garantirem um melhor desempenho das demais equipes de trabalho, os profissionais de TI ajudam as empresas a aumentarem a competitividade e a conquistarem melhores resultados. No entanto, para  que o clima organizacional desta equipe esteja alinhado é necessário diferentes ações como,  por exemplo: a estruturação de processos internos, a definição de metas realistas e a utilização de ferramentas de comunicação e de gerenciamento de projetos.

Agilidade do trabalho em equipe

A partir de um planejamento de ações bem definidas é possível ganhar muito mais agilidade. E, segundo o relatório Empathy Monitor, publicado pela empresa Businessolver, a empatia está diretamente ligada à produtividade, parceria e engajamento de equipes. De acordo com a pesquisa, 77% dos colaboradores estão dispostos a trabalhar mais horas em uma empresa onde haja empatia.

Isso indica que quando líderes e colegas de trabalho demonstram uma postura empática, o sentimento de confiança e respeito aumenta e reflete num time mais motivado e eficiente.

Além disso, o uso de mecanismos de monitoramento de atividades e projetos também ajudam a manter uma equipe mais produtiva, ágil e mais unida.

Canais de comunicação eficazes

Para evitar erros e reduzir o tempo na resolução de problemas, os canais de comunicação são indispensáveis para organizar a rotina do departamento de todas as áreas, e quando se trata de TI, não poderia ser diferente.

Por essa razão, é  fundamental investir em aplicativos e softwares que favoreçam a comunicação como,por exemplo: Slack, HipChat e Hangouts.

Ferramentas de gerenciamento de projetos

Assim como os canais de comunicação são essenciais para facilitar a troca de informações entre departamentos, as ferramentas de gerenciamento de projetos desempenham um papel significativo na hora de organizar atividades.

Ao usar estes recursos é possível estruturar, integrar, controlar e até mensurar diferentes tipos de operações. Além disso, estas ferramentas combinam diferentes funcionalidades com interfaces bem intuitivas possibilitando acompanhar o progresso e a finalização das tarefas.

Entre algumas das ferramentas de gerenciamento usadas destacam-se o Asana, o Trello, o Basecamp, Artia, Podio, Jira, Wrike e Microsoft Project.

Quais são as dificuldades enfrentadas pelo trabalho em equipe?

No ambiente de trabalho existem diferentes situações que podem desmotivar ou comprometer a realização de metas importantes, no entanto, a razão desses desafios dependem muito do contexto de cada indivíduo e de cada organização. Pensando nisso, selecionamos algumas das dificuldades mais encontradas.

Individualismo

Conhecido como uma das características que mais tem crescido nos dias atuais, o individualismo é um dos desafios mais comuns nos ambientes corporativos.

O avanço da tecnologia e a possibilidade de realizar tarefas de maneira individual pode condicionar  as pessoas a não compartilharem experiências e, esse é um dos grandes fatores que colaboram para a aniquilação de um bom trabalho em equipe.

Outro tipo de situação muito comum de ocorrer é quando um colaborador coloca o seu desempenho individual acima do time ou tenta prejudicar os colegas para se beneficiar. Logo, é primordial saber reconhecer e valorizar a importância do trabalho coletivo para que cada um possa realizar o seu papel e ajude a alcançar excelentes resultados.

Flexibilidade

Cada pessoa possui um repertório de vida que envolve história, opinião e vivências distintas e, no ambiente empresarial este conjunto de diferenças pode fortalecer a imagem de uma empresa. 

Considerando isso, a flexibilidade é uma característica indispensável porque ela é a base para um relacionamento saudável. Dessa forma, praticar a escuta ativa e respeitar as opiniões contrárias é essencial para o engajamento de uma equipe e a criação de soluções efetivas. Além disso, saber lidar com as adversidades é super importante porque o mercado muda o tempo todo.

Falha na comunicação

Uma comunicação eficiente é extremamente necessária para evitar a refação de trabalhos e entregas que não atendem às expectativas. Portanto, a troca de informações truncadas e o não compartilhamento de conhecimento geram prejuízos para todos os integrantes da equipe.

A boa notícia é que isso pode ser evitado por meio de tarefas bem definidas, cursos de capacitação, funções padronizadas e com a indicação do papel de cada um dentro do time. Isso ajuda a criar um ambiente de trabalho favorável e ainda estimula a troca de experiências entre os colegas.

Vantagens do trabalho em equipe

Aquele clichezão “duas cabeças pensam melhor que uma” faz todo sentido quando envolve o ambiente corporativo. Afinal, quando se fala em trabalho em equipe é possível executar atividades mais complexas e resolver obstáculos de uma maneira muito mais assertiva.

Além disso, o estímulo à criatividade é aguçado, aprende-se com as habilidades dos outros, eleva-se o nível de produtividade e, claro, atinge-se objetivos em comum.

Conclusão

Trabalhar em equipe significa trocar ideias, conhecimentos, dúvidas, sugestões e estar aberto a feedbacks. E de fato, eles são muito importantes para o desenvolvimento profissional de cada um. Além disso, esta é uma habilidade muito valorizada no ambiente corporativo, onde necessita-se  da troca constante de informações com diferentes departamentos e profissionais.

Logo, quando um time trabalha unido todos alcançam bons resultados e maior reconhecimento ao entregar projetos inovadores e eficientes. Sem contar que uma equipe coesa e sincronizada desenvolve suas tarefas com mais foco, refletindo diretamente no aumento da produtividade e do alcance das metas estipuladas de uma forma mais rápida.

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de entrar na área de programação, eu recomendo você conhecer mais sobre a Kenzie Academy Brasil.

0

Escreva o primeiro comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *